PT | EN | ES

Eventos


PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2017


Dias 1 a 30 – Objeto do Mês: Troféu Luis Otero – 1964
Ao longo da história, o FC Porto marca presença em importantes torneios de verão, autênticos festivais futebolísticos que ajudam a preparar as épocas desportivas, a encantar plateias nacionais e estrangeiras e, também, a depositar factos e objetos memoráveis no património do clube. É o caso do Troféu Luis Otero, conquistado pela segunda vez pelo FC Porto em 1964 com uma equipa onde emergia Rolando, um dos históricos capitães azuis e brancos, e o jovem Artur Jorge. A taça, erguida em Pontevedra (Espanha), e outras curiosidades sobre este torneio descobrem-se no Hall do Museu, área de circulação livre, onde todos os meses há uma revelação da diversidade e riqueza da coleção do clube, colocando a história ainda mais ao alcance de todos.
Idades: Todas
Horário: 10H00 - 19H00
Preço: Entrada livre
Local: Hall do Museu


Dias 1 a 28 – V - 30 Anos de Viena – Exposição Temporária
Quando passam 30 anos sobre a conquista da Taça dos Campeões Europeus em Viena (Áustria), o Museu FC Porto recua à data histórica de 27 de maio de 1987 para recordar e partilhar uma conquista que mudou a vida do clube, da cidade e do país. O FC Porto campeão europeu frente ao colossal Bayern de Munique é revisitado numa exposição temporária que vai além da final mágica do golo de calcanhar de Madjer. O caminho para Viena começou cinco anos antes do êxito do Dragão no Estádio Prater, com uma mudança decisiva na presidência do FC Porto. Factos, imagens e objetos do clube e da coleção privada do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa constroem a narrativa desta mostra tão especial, que se prolonga até 28 de setembro, dia do quarto aniversário do Museu e dos 124 anos do FC Porto. A exposição está patente na Sala Multiusos e decorre no âmbito da área temática 28., espaço/conceito que partilha mais património portista dentro ou, até mesmo, fora do Museu.
Idades: Todas
Horário: 10H00 - 19H00
Preço: Entrada livre
Local: Sala Multiusos


Dia 17 – Rota do Dragão – Visita ao Museu c/ Joel Cleto
Joel Cleto regressa aos caminhos da história para mais uma “Rota do Dragão” no Museu FC Porto. Nesta visita tão especial à exposição permanente, o conceituado historiador portuense terá a companhia de um convidado surpresa, com quem vai conduzir toda a viagem no tempo, ao longo de mais de cem anos de memórias e curiosidades desportivas, sociais e culturais, sempre centrados na linha que cruza o clube com a cidade (e vice-versa). “Rota do Dragão” é um conceito inovador que o Museu FC Porto e o historiador Joel Cleto desenvolvem desde 2014. A quarta edição mantém uma linha de qualidade e evolução na descoberta, compreensão e partilha da história dentro do Museu ou na cidade, mas sempre no coração do Porto e com um caráter surpreendente associado a cada visita. A participação é limitada e aconselha-se inscrição prévia.

Idades: Todas
Horário: 16H00
Duração: 2H00
Preço: ver tabela geral – incluído nos bilhetes Tour FC Porto.
Próxima data: 19 de novembro
Nota: evento sujeito a inscrição prévia (pelo que aconselhamos a compra antecipada de entrada) e a lotação máxima.


Dia 22 – Dar Letra à Música: David Fonseca
David Fonseca é o convidado na abertura da terceira temporada do ‘Dar Letra à Música’. Revelação nos anos de 1990, com a banda Silence 4, o músico de Leiria iniciou-se a solo em 2003. ‘Sing Me Something New’ foi o álbum de estreia e, já em 2005, a eleição de ‘Our Hearts Will Beat As One’ como melhor disco pop do ano para os media abriu caminho a uma nomeação para os MTV European Music Awards de 2006. Em simultâneo, a estreia em realização – ‘Superstars’ (vídeo musical recordista de visualizações) – acompanhou a escolha de Artista do Ano pelos leitores da revista Blitz. Depois de ‘Dreams In Colour’ (2007), ‘Between Waves’ (2009) e ‘Seasons – Rising : Falling‘ (2012), o primeiro álbum em português, ‘Futuro Eu’, marcou o ano de 2015. De rapaz tímido a criador da comunidade online ‘Amazing Cats Club’, David Fonseca vai agora irradiar perante a informalidade e o humor da dupla habitual de moderadores do ‘Dar Letra á Música’, Tito Couto/Jorge Oliveira. O evento é uma organização do Museu FC Porto, em parceria com a Associação Sótão Paralelo (“Conta-me Histórias”), sujeito à lotação da sala.
Idades: M/6 anos
Horário: 22H30
Preço: Sócios – 5€; Público Geral – 7,50€
Local: Auditório Fernando Sardoeira Pinto

Dia 27 – Dia Mundial do Turismo
A experiência FC Porto também é uma atração imperdível no Dia Mundial do Turismo (DMT). A universalidade do azul e branco descobre-se no Museu e no Estádio do Dragão, onde as visitas em diferentes idiomas colocam a história e o património portista facilmente ao alcance dos mais diversos públicos. O Tour FC Porto é uma forte referência na cidade do Porto, eleita, internacionalmente, Melhor Destino Europeu de 2017, e ao assinalar, mais uma vez, o DMT, o Museu vai sublinhar a importância do conhecimento da memória e muitas outras curiosidades azuis e brancas em várias línguas estrangeiras, como Inglês, Espanhol (Castelhano), Francês ou Alemão, entre outras. Mantenha-se atento à divulgação de mais novidades sobre o DMT, dia com vistas especiais para o Dragão que cruza todas as fonteiras do Mundo!
Idades: Todas
Horário: 10H00 - 19H00
Preço: Visitas - Tabela Geral; Outras Atividades - sob consulta


Dia 28 – 4º Aniversário Museu FC Porto

O 4º aniversário do Museu FC Porto celebra-se com uma programação imperdível. A surpresa faz parte da festa, mas diversão, cultura e história vão cruzar-se neste dia tão importante, em que também se comemoram os 124 anos do FC Porto. Mantenha-se atento à divulgação de mais novidades sobre a celebração e a animação que lhe preparamos e descubra como vai ser mesmo especial visitar o Museu nesta data querida!
Idades: Todas
Horário: Todo o dia
Preço: Visitas - Tabela Geral; Outras Atividades - sob consulta


Dias 29 e 30 – Museu FC Porto/Aquaporto 2017

O Museu FC Porto é um dos parceiros principais do Aquaporto e, pelo segundo ano consecutivo, também sai à rua para marcar presença neste grande evento, que leva públicos de todas as idades ao Pavilhão da Água, e área circundante, no Parque da Cidade, no Porto. Ciência, arte e animação juntam-se à criatividade azul e branca numa edição do festival que promete inundar de conhecimento e diversão todos os participantes. O sucesso ‘Música com Dragõezinhos’ e a realidade virtual dos Óculos VR, com vistas 360º para o universo portista, são apenas uma parte da programação específica do Museu para o Aquaporto 2017. Há mais novidades a desvendar e surpresas a descobrir em tons de azul e branco neste evento, onde a marca do FC Porto estará, igualmente, presente através da escola Dragon Force. Demonstrações, exposições, mercadinhos, animação e concertos fazem parte do cartaz global do Aquaporto, uma organização da Empresa Municipal Águas do Porto, com entrada gratuita.

Idades: Todas
Horário: Todo o dia
Preço: Entrada livre
Local: Pavilhão da Água – Parque da Cidade (Porto).


Mais informações e marcações:
Estádio do Dragão
Tel: +351 225570410/8/9
email: museu@fcporto.pt

Fechar