PT | EN | ES
06-12-2017

Dragões estão pela 13.ª vez na fase a eliminar da Champions

Número é mais do dobro do conseguido pelo conjunto das outras equipas portuguesas


A vitória desta quarta-feira frente ao Mónaco garantiu o apuramento dos Dragões para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, pela 13.ª vez desde que foi criada, em 1992/93. Em comparação, os números são esmagadores: os portistas têm mais do dobro das presenças nesse patamar conseguidas pelos outros quatro clubes portugueses que já participaram na Champions (seis).

O FC Porto – recordista de presenças na fase de grupos (22), a par de Real Madrid e FC Barcelona – está no nono lugar em termos de apuramentos para a fase a eliminar, apenas atrás de Real Madrid (22), Bayern Munique (20), FC Barcelona (19), Manchester United (17), Arsenal (15), Milan (14), Chelsea (14) e Juventus (14). O top ten é encerrado pelo Inter de Milão (dez).

Para garantir estas 13 presenças, o FC Porto – a par do Ajax, o único clube fora dos cinco grandes campeonatos europeus a vencer a Champions – ultrapassou 14 grupos de apuramento, já que em 1999/2000 o formato da competição previa dois agrupamentos até às eliminatórias, que se iniciavam nos quartos de final. Trata-se da sétima presença do FC Porto nesta fase da prova na última década e da décima nos últimos 15 anos.

Relativamente à comparação com os competidores portugueses, resta acrescentar que o FC Porto tem mais jogos na Liga dos Campeões (176) do que todos os outros clubes em conjunto (174) e é o único com mais vitórias do que derrotas (74 triunfos, 44 empates e 58 derrotas) e mais golos marcados (233) do que sofridos (200)

O sorteio dos oitavos de final realiza-se na segunda-feira, às 11h00 de Portugal Continental, em Nyon, na Suíça. Eis os possíveis adversários: Manchester United (Inglaterra), Paris Saint-Germain (França), Roma (Itália), Barcelona (Espanha), Liverpool (Inglaterra), Manchester City (Inglaterra) e Tottenham (Inglaterra).

Notícias Relacionadas
17-06-2018

Herrera e Layún na vitória do México frente à Alemanha

​Héctor Herrera e Miguel Layún foram titulares na vitória do México frente à Alemanha (1-0), em encontro relativo à…

Ver mais
14-06-2018

Kalú ofereceu uma bateria personalizada ao Museu

​Kalú, baterista dos Xutos & Pontapés e reconhecido adepto portista, ofereceu uma bateria personalizada ao Museu FC…

Ver mais
13-06-2018

Rui Barros é o novo treinador do FC Porto B

​Rui Barros é o novo treinador do FC Porto B, sucedendo assim a António Folha no comando técnico dos Dragões. Com um…

Ver mais
Fechar