PT | EN | ES
07-10-2015

E só o heptacampeão se mantém invicto

Dragões bateram Benfica por 30-25 e contam como vitórias todas as partidas disputadas no campeonato


O FC Porto venceu, esta quarta-feira, o Benfica por 30-25 em partida da sétima jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1, selando a sexta vitória em seis jogos na competição. Os heptacampeões chegaram ao intervalo já a vencer (16-13) e foi com naturalidade que, na segunda metade, asseguraram a vitória frente aos lisboetas e actuais líderes do campeonato, com um ponto de vantagem mas mais um jogo disputado. Os melhores marcadores dos Dragões foram Gilberto Duarte (7 golos), Ricardo Moreira, Yoel Morales e Gustavo Rodrigues (4).

Apesar da vitória incontestável dos azuis e brancos, a primeira equipa a alcançar uma vantagem de dois golos até foi a visitante (1-3, aos 4 minutos), prontamente anulada por Gilberto Duarte e Gustavo Rodrigues, com uma ajuda de Alfredo Quintana na baliza. O desafio manteve-se equilibrado até à passagem dos 12 minutos, em que os Dragões finalmente alcançaram uma vantagem de dois golos (6-4), chegando apenas dois minutos depois ao 8-5. É impossível, para além da excelente exibição de Gilberto Duarte (melhor marcador dos comandados de Ricardo Costa), não destacar a forma como Quintana fechou, autenticamente, a baliza – o luso-cubano acabou o jogo com uma percentagem acima dos 50% de eficácia e fez várias defesas que levaram o pavilhão ao rubro. Os portistas foram incansáveis e deram mostras de estar em excelentes condições físicas, apesar das difíceis deslocações ao recinto do Sporting e a Novi Sad (ambas nos últimos sete dias). O intervalo chegou com uma vantagem azul e branca de três golos (16-13) e a certeza de que, se os Dragões não baixassem o ritmo, a vitória não fugiria.

E assim foi: os heptacampeões não facilitaram na entrada da segunda metade e foram novamente agressivos a defender e imparáveis a atacar, sendo de realçar a prestação do capitão Ricardo Moreira, que marcou quatro golos e contribuiu decisivamente para os Dragões se manterem na frente do marcador. A vantagem começou a avolumar-se e chegou a ser de dez golos, a oito minutos do final (29-19), altura em que os portistas tiraram o pé do acelerador. O adversário aproveitou e diminuiu a diferença para cinco golos, mas a impressão que ficou foi a de que os comandados de Ricardo Costa estão de boa saúde, recomendam-se e terão, com certeza, mais oportunidades para marcar golos como o de Gilberto Duarte, aos 50m, a passe de Ricardo Moreira. Para ver e rever no resumo do Porto Canal.

As declarações do final do jogo do técnico Ricardo Costa, do guarda-redes Alfredo Quintana e do ponta-esquerda Ricardo Moreira podem ser lidas aqui. Os portistas estão agora no terceiro lugar do Andebol 1, com menos um ponto do que os líderes Sporting e Benfica (que têm 19), mas menos um jogo. No horizonte dos Dragões volta a estar a Liga dos Campeões da EHF, mais concretamente o encontro com o Chekhovskie Medvedi, que está agendado para sábado, às 18h00, no Dragão Caixa, e que terá transmissão em directo no Porto Canal.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 30-25
Campeonato Fidelidade Andebol 1, primeira fase, 7.ª jornada
7 de Outubro de 2015
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 2.108 espectadores

Árbitros: César Carvalho e Daniel Freitas

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.), António Areia (2), Gustavo Rodrigues (4), Alexis Borges (2), Miguel Martins, Gilberto Duarte (7) e Jordan Pitre (2)
Jogaram ainda: Yoel Morales (4), Rui Silva (3), Daymaro Salina (2), Ricardo Moreira (cap., 4), Nuno Roque, Felisberto Landim e Michal Kasal
Treinador: Ricardo Costa

BENFICA: Hugo Figueira (g.r., 1), Davide Carvalho (1), Belone Moreira (6), Hugo Lima (3), Paulo Moreno (1), Elledy Semedo (1) e João Pais (cap.)
Jogaram ainda: Nikola Mitrevski (g.r.), Javier Borragan (2), Tiago Ferro (1), Uelington Ferreira (8), Alexandre Cavalcanti, Flávio Fortes e Dragan Vrgoc (1)
Treinador: Mariano Ortega

Ao intervalo: 16-13

VÍDEOS FOTOS
FC Porto-Benfica (Camp. Fidelidade Andebol 1, 7.ª j.)
Facebook Twitter Pinterest Share
Facebook Twitter Pinterest Share
Facebook Twitter Pinterest Share
Facebook Twitter Pinterest Share
Facebook Twitter Pinterest Share
Facebook Twitter Pinterest Share
Facebook Twitter Pinterest Share
Facebook Twitter Pinterest Share
Facebook Twitter Pinterest Share
Facebook Twitter Pinterest Share
Facebook Twitter Pinterest Share
Notícias Relacionadas
20-06-2016

Miguel Martins chamado à seleção universitária

​​Miguel Martins integra a lista de 16 jogadores convocados que integram os trabalhos da seleção nacional…

Ver mais
16-06-2016

Esforço “portista” não chegou para Portugal atingir o Mundial

​​A seleção portuguesa de andebol, com cinco portistas em campo, venceu a congénere islandesa por 21-20, na segunda mão…

Ver mais
16-06-2016

Já não há bilhetes para o Portugal-Islândia

​​Estão esgotados os bilhetes para o jogo da segunda mão do play-off do Mundial de 2017 em andebol entre a seleção…

Ver mais
Fechar