PT | EN | ES
21-10-2014

José Maria recorda duelo de 1956 com o Athletic

Avançado marcou o primeiro golo dos Dragões nas competições europeias, num jogo que os bascos venceram por 2-1


Dia 20 de Setembro de 1956, Estádio das Antas, 54 minutos do jogo frente ao Athletic Club: Hernâni escapa-se pela direita, cruza para a área e vindo do lado esquerdo aparece José Maria a cabecear para o 1-1. Foi assim que o avançado, hoje com 84 anos, se eternizou na história do clube: este foi o primeiro golo do FC Porto nas competições europeias, num jogo que os bascos venceriam por 2-1 e que vem à memória devido ao facto de a equipa de Bilbau regressar esta terça-feira ao Porto, mais de 58 anos depois.

“Daqui a 500 anos, quando forem ver a história, vai lá estar que o primeiro golo foi meu”, orgulha-se José Maria, em conversa com o www.fcporto.pt. O ex-futebolista lembra-se “perfeitamente” de um encontro com “muita gente no estádio” e “mau tempo”, citando de cor o “onze” inicial, em 4-2-4: Acúrsio; Virgílio, Miguel Arcanjo, Monteiro da Costa e Barbosa; Pedroto e Gastão; Hernâni, Jaburu, Perdigão e José Maria.

Na segunda mão, em Bilbau, o FC Porto perderia por 3-2, mas chegou a ter a eliminatória empatada. Rezam as crónicas que o árbitro prejudicou os Dragões, mas José Maria recorda essencialmente dois jogos equilibrados. “Sabíamos que iria ser difícil vencer e passar a eliminatória, porque Espanha tinha melhores condições, mas fomos para o campo com o espírito de fazer o melhor possível. As equipas bateram-se bem e qualquer uma podia ter ganho os dois jogos. A nossa derrota foi sempre pela margem mínima”.

Frequentador assíduo do Estádio do Dragão, José Maria espera que desta vez o resultado não se repita: “Tudo indica que será possível ganhar, o que será muito bom. Se vencermos os dois jogos em casa fazemos dez pontos e julgo que estaremos apurados, em primeiro ou segundo lugar do grupo”.

Notícias Relacionadas
30-06-2015

Atlético de Madrid vai exercer cláusula de rescisão de Jackson

O Atlético de Madrid informou esta terça-feira a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD de que vai activar a cláusula de…

Ver mais
30-06-2015

Novos equipamentos disponíveis a partir de sexta-feira

Agora que estão revelados, os novos equipamentos para a ... época 2015/16 ficarão disponíveis a partir de 3 de Julho nas…

Ver mais
30-06-2015

​Spotify é azul e branco

A cor do logótipo é verde, mas o Spotify é, a partir de agora, mais azul e branco. O FC Porto acaba de registar o seu…

Ver mais
Fechar