PT | EN | ES
09-08-2017

Linha de partida

Estádio do Dragão vai encher para a receção do FC Porto ao Estoril, a contar para a primeira jornada da Liga


É no conforto de casa, com o Estádio do Dragão esgotado, que o FC Porto inicia esta quarta-feira (19h00, Sport TV1) a participação no campeonato, cumprindo-se uma tradição que nas últimas três décadas se repetiu por 26 vezes. O adversário é o Estoril, tal como aconteceu em 1991/92 e 1992/93, épocas que terminaram com os azuis e brancos a festejar a conquista do título. “É a primeira de muitas batalhas que queremos vencer”, disse Sérgio Conceição na antevisão de um jogo que nos levou ao baú à procura de curiosidades e coincidências.

Nos últimos 30 anos apenas por quatro vezes os portistas não iniciaram o campeonato em casa. Registam-se 19 vitórias e sete empates, dois deles em épocas em que, no entanto, a primeira jornada foi adiada. O Benfica foi o adversário que mais calhou em sorte (5), seguindo-se o Sporting, o Sporting de Braga, o Belenenses, o Rio Ave e o Vitória de Setúbal (2).

Há 25 anos, em 1992/93, foi também com uma receção ao Estoril que o FC Porto se estreou no campeonato: vitória poritsta por 1-0 com um golo de Jorge Costa, que ali se estreava na equipa principal. O jogo teve lugar no estádio da Académica, porque o das Antas estava interditado devido aos excessos dos festejos da conquista do título na edição anterior que, à custa do adiamento da primeira jornada, também já tinha colocado o Estoril no caminho dos Dragões no primeiro jogo da prova: na Amoreira, um golo de Timofte e outro de João Pinto deram os três pontos aos azuis e brancos.

Foi no Estádio das Antas, a 13 de maio de 1984, na jornada 30 do campeonato, que se assistiu à maior goleada imposta pelos Dragões à equipa da Linha: 8-0. António Sousa e Mike Walsh bisaram, Vermelhinho também marcou, mas a figura do jogo foi Gomes, que assinou um “hat-trick”.

O maior goleador da história do FC Porto é também o mais eficaz em duelos com os canarinhos – apontou 11 golos em 16 partidas.O 26.º encontro entre as duas equipas na casa portista para a Liga vai opor dois treinadores que foram antigos colegas de equipa. Sérgio Conceição e Pedro Emanuel fizeram parte do plantel do FC Porto que se sagrou campeão nacional e europeu em 2003/04.

Arbitrado por Hugo Miguel, o primeiro jogo oficial da temporada no Estádio do Dragão será antecipado pelo Porto Canal a partir das 17h00 e acompanhado no Facebook e seguido em tempo real no Twitter e na app oficial do FC Porto​. No fim, far-se-á a análise da partida no Porto Canal e em www.fcporto.pt, com a crónica e as declarações do treinador e de outros intervenientes.

Notícias Relacionadas
16-10-2017

Três Tristes Tigres revisitam pop mágico no “Dar Letra a Música”

Mais fácil do que chamar pelo nome Três Tristes Tigres, sem tropeçar na língua, será ouvi-los no próximo “Dar Letra à…

Ver mais
16-10-2017

Brahimi: “Vamos dar tudo para somar os três pontos”

​​Yacine Brahimi foi o porta-voz da confiança que reina entre o grupo para encontro com o Leipzig, a contar para a…

Ver mais
16-10-2017

Sérgio Conceição aponta defesa como base para o sucesso em Leipzig

Sérgio Conceição considera que o FC Porto terá de ser uma “equipa consistente na defesa” para trazer três pontos de…

Ver mais
Fechar