PT | EN | ES
15-04-2017

A primeira de seis finais

FC Porto joga este sábado no terreno do Sporting de Braga na jornada 29 da Liga NOS


A primeira de seis finais joga-se este sábado (20h30, SportTV) na Cidade dos Arcebispos, em plena Semana Santa. Um “FC Porto forte e competitivo”, como prometeu Nuno Espírito Santo na conferência de imprensa, defronta o Sporting de Braga com a mira na conquista dos três pontos que lhe permitam continuar a perseguir o primeiro lugar. Relativo à jornada 29 da Liga NOS, este é o jogo número 70 entre portistas e arsenalistas no reduto bracarense, mas há mais curiosidades neste duelo com raízes antigas.

O FC Porto venceu a maioria dos 69 jogos oficiais até agora realizados no terreno do Sporting de Braga: 37. Em 60 encontros do campeonato são 34 vitórias, 13 empates e 13 derrotas. Nos últimos seis, os azuis e brancos venceram cinco e perderam um (1-3), na época passada, tendo saído do Municipal de Braga com razões de queixa do trio arbitragem liderado por Carlos Xistra.

A maior goleada dos duelos entre as duas equipas aconteceu há mais de 80 anos. Os azuis e brancos venceram por 11-0 no Campo do Ameal, na segunda mão dos oitavos de final de edição 1935/36 do Campeonato de Portugal, competição que deu origem à Taça de Portugal. António Santos e Pinga assinaram três golos cada na ficha de marcadores do jogo.

Os Dragões já festejaram 110 golos e sofreram 69 na condição de visitante em jogos com os arsenalistas. Em partidas do principal escalão já apontaram 96 (uma média superior a 1,5 por encontro) e deixaram entrar 57.Fernando Gomes destaca-se como o jogador que mais golos marcou no histórico de confrontos entre as duas equipas: o duplo vencedor da Bota de Ouro assinou 27 em igual número de jogos, um dos quais valeu a conquista da Taça de Portugal numa final disputada no Estádio das Antas na época 1976/77.

São antigas as relações entre os dois clubes, que já trocaram entre si vários jogadores ao longo da história. No atual plantel dos minhotos Alan foi o único que fez a viagem direta entre as duas cidades, mas há outros quatro atletas que passaram pelos escalões de formação portista: os defesas André Pinto, Ricardo Ferreira e Paulinho e o avançado Wilson Eduardo. Do lado dos azuis e brancos, o central Boly foi contratado aos arsenalistas no verão passado e o médio João Teixeira, que é natural de Braga tal como o guarda-redes José Sá, passou de forma fugaz pelo futebol jovem dos bracarenses.

Depois de na primeira volta o FC Porto ter vencido por 1-0 com um golo de Rui Pedro ao minuto 95, as duas equipas voltam a encontrar-se num jogo que será arbitrado por Hugo Miguel, antecipado pelo Porto Canal a partir das 19h30, acompanhado no Facebook e seguido em tempo real no Twitter e na app​. Após o apito final, faz-se a análise da partida no Porto Canal e em www.fcporto.pt, com a crónica e as declarações do treinador e de outros intervenientes.

Notícias Relacionadas
23-06-2017

Comunicado

O FC Porto informa que, através do seu Diretor de Informação e Comunicação, satisfez o pedido da Unidade Nacional de…

Ver mais
23-06-2017

Panamá chama Ismael Díaz para a Gold Cup

​Ismael Díaz, avançado do FC Porto B, integra a lista de convocados da seleção do Panamá para a Gold Cup 2017, que se…

Ver mais
20-06-2017

Os equipamentos para 2017/18

​Sob o tema “Joga Sem Fronteiras” (“Play Without Boundaries”), o FC Porto e a New Balance uniram esforços na idealização…

Ver mais
Fechar