PT | EN | ES
28-11-2017

Em dezembro, tudo em família

Museu define programação de Natal com viagem transgeracional entre a memória e as artes


No mês mais mágico do ano, a programação acaba por ter igualmente uma matriz condizente com a época festiva e na qual o factor Tempo (além do valor da família inspiradora da Campanha de Natal do Museu FC Porto) e suas derivações ocupam um papel especial em várias das actividades propostas para o dezembro natalício.

Assim, há muito para ver, a começar pelo Objeto do Mês, que nos traz a grata recordação da emblemática Garrafa do Centenário - 1993, que merece um olhar extraordinário e desperta a vontade de sonhar em experimentar um néctar divino que combina na perfeição com a estação em festa. Ao mesmo tempo, é possível visitar a exposição temporária Basquetebol – modalidade com um percurso de 91 anos no clube e uma escola nacional de excelência –, que reúne memórias e troféus que ajudam a escrever a história do basquetebol portista desde 1926, e que é, simultaneamente, uma visão para o roteiro do clube dentro da cidade do Porto – a mostra está patente até 31 de janeiro.

No dia 9, a não perder, mais uma sessão do espectáculo de teatro de marionetas O Porto é uma Lição - História do clube, da cidade e, afinal, o planeta é azul, uma ideia original com produção própria do Museu FC Porto e que nos desvenda a história interminável do clube numa variante artística de palco que já conquistou todas as idades.

O Museu FC Porto volta a ligar a máquina temporal, desta feita para uma viagem a duas efemérides que sabem bem revisitar: as conquistas da Taça Intercontinental (Tóquio 1987 e Yokohama 2004) que fazem do FC Porto bicampeão do Mundo e o único clube português que ostenta tais vitórias internacionais. Para assinalar os 13 e os 30 anos de Yokohama e de Tóquio, respectivamente nos dias 12 e 13 de dezembro, são projetados os jogos dos títulos não só para recordar, mas também para se compreender melhor a evolução e o prestígio de um clube embaixador do país.

Natal na Terra do Dragão é um programa especial para crianças e jovens entre os seis e os 12 anos com múltiplas atividades, oficinas e visitas. Durante três dias (20 a 22), o universo do Dragão é o melhor destino de tempos livres natalícios, em jeito de aventura permanente à procura do passado, do presente e do futuro do FC Porto, numa viagem fantástica, divertida e pedagógica, em que a história e a animação vão andar sempre juntas. De realçar ainda a Constelação Azul e Branca, uma oficina criativa para famílias, no dia 17, com sabor a Natal, que se tornou imagem de marca. E por falar em laços, nada como lembrar a já tradicional Música com Dragõezinhos para bebés e pais.

Quanto a outras propostas, dezembro traz consigo mais dois momentos a ter em conta: no dia 14, o Dar Letra à Música leva a palco Mundo Segundo, um dos melhores entre os primeiros do hip-hop português – é dele o hino Margens do Douro, filmado no Museu FC Porto e no Estádio do Dragão –, e no dia 30 revela-se mais um projeto emergente, resultado da parceria do Museu FC Porto com a conferência internacional de música Tomorrow Comes Today (TCT), na última edição do ano de Discover Gigs, neste caso com o músico portuense (e portista) José Valente.

Pode consultar aqui a programação detalhada do Museu.

Notícias Relacionadas
25-02-2018

Jorge Sousa é o árbitro do jogo em Portimão

​​O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Jorge Sousa para arbitrar o Portimonense-FC Porto,…

Ver mais
25-02-2018

Nevoeiro adia jogo entre Nacional e FC Porto B

O jogo entre o Nacional e o FC Porto B, previsto para este domingo, às 11h15, foi adiado para 7 de março em horário…

Ver mais
24-02-2018

Sérgio Conceição: “Gostamos de sentir a pressão de liderar”

​​Para Sérgio Conceição, aproxima-se um dos jogos mais difíceis que o FC Porto terá de enfrentar fora de portas até ao…

Ver mais
Fechar