FCP logo

Sérgio Conceição em entrevista ao Maganize da Liga dos Campeões da UEFA

Sérgio Conceição concedeu uma entrevista ao Maganize da Liga dos Campeões da UEFA. O treinador do FC Porto perspetivou a participação dos Dragões na prova, apresentou os ingredientes necessários para que um jogador tenha sucesso e recordou alguns ídolos de infância.

O técnico portista destacou nomes como João Pinto, Jaime Magalhães, Fernando Gomes ou Rabah Madjer, fazendo questão de explicar que João Pinto reunia atributos essenciais para representar um clube como o FC Porto. O fcporto.pt apresenta-lhe algumas passagens da entrevista para a UEFA.

Ídolos de infância
“Gostava muito de Diego Maradona, da forma como ele abordava o futebol, como se fosse futebol de rua, pensando sempre fora da caixa. Acho que essa é a essência do futebol. Como jogador, eu era muito rígido e disciplinado, mas o futebol também precisa de ser encarado com um pouco de irreverência e ele personificava essa irreverência. Depois, quando fui para o FC Porto aos 16 anos, passei a admirar jogadores como João Pinto, Jaime Magalhães, Fernando Gomes ou Rabah Madjer, as grandes figuras do FC Porto.”

Condições necessárias para o sucesso
“Os jogadores precisam antes de mais de ter qualidade, isso é fundamental. Tudo o resto pode ser trabalhado e melhorado. Porém, há mais um aspeto crucial que os jogadores não devem perder para chegar ao nível mais alto: paixão pelo jogo. Precisas de ser apaixonado pelo que fazes, sobretudo os jogadores de futebol e a sua abordagem ao treino. Quero que os meus jogadores sejam apaixonados pelo jogo.”

O talento não chega
“É possível que um jogador consiga ter uma carreira graças apenas ao seu talento, mas não existem muitos casos desses na história do futebol. Existem outras caraterísticas essenciais que devem estar lado a lado com o talento para que um jogador tenha sucesso.”

Melhores companheiros de equipa
“Joguei com grandes jogadores como Ronaldo, Vieri, Cannavaro, Buffon, Simeone e Nesta. Na minha primeira passagem pelo FC Porto como jogador, gostava de destacar o João Pinto, um jogador que não era forte tecnicamente mas que encarnava o espírito do clube. Como disse antes, um jogador não precisa de ser dotado tecnicamente para ser um grande jogador. Devem ter outros atributos e o João Pinto tinha-os.”

A filosofia de jogo do FC Porto
“Não mudamos o nosso jogo consoante o adversário. Temos a nossa própria filosofia, a nossa identidade e o nosso estilo de jogo. Ainda assim, conhecer as forças e fraquezas do adversário é essencial para vencer um jogo. A estratégia tem a ver com o adversário, em certa medida, mas o mais importante é a nossa identidade.”

O grupo na Liga dos Campeões
“É similar ao da época passada. Vamos defrontar o campeão turco, o Segundo classificado do Campeonato alemão e o campeão russo. É um grupo muito equilibrado e qualquer equipa pode vencer o grupo ou terminar em ultimo. Vai ser interessante, seguramente. As equipas têm um nível semelhante e a qualificação vai ser mais difícil devido a esse cenário."

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.