FCP logo

Base croata, de 27 anos, assinou por uma época

Toni Prostran é o mais recente reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, tendo assinado com o clube um contrato válido por uma temporada, até 30 de junho de 2019. O base croata, de 27 anos e 1,83m, chega à Invicta já com muita experiência europeia acumulada: representou KK Zadar e KK Zagreb (Croácia), Norrkoping Dolphins, BC Lulea e Jämtland Basket (Suécia), Nevezis Kedainiai (Lituânia) e Kolossos H Hotels (Grécia).

Ao longo da carreira, Toni Prostran tem-se destacado pela forma como faz as equipas jogar e como assiste os companheiros, registando também percentagens de lançamento acima da média, inclusive nas seleções jovens da Croácia. Conquistou a medalha de bronze no Europeu de Sub-18 (2008), na Grécia, e no Mundial de Sub-19 (2009), na Nova Zelândia, sendo que neste último foi eleito o Melhor Base e o Melhor Passador da competição (médias de 17.8 pontos, 5.1 ressaltos e 5.3 assistências por jogo).

Também em 2009, Toni Prostran brilhou intensamente no Europeu de Sub-18 disputado em Metz, na França, no qual foi o melhor marcador (20.9 pontos e 7.9 assistências por jogo). Além de líder nos pontos e nas assistências, Toni Prostran foi eleito o Melhor Base da prova e escolhido para o Cinco Ideal. As distinções individuais não se ficam por aqui e têm continuidade como sénior: foi eleito o Jogador do Ano na Suécia (2014/15 e 2015/16) e na Lituânia (2016/17). Na segunda metade da época passada, registou médias de 15.7 pontos, 1.9 ressaltos e 5.1 assistências por jogo no Jämtland Basket.

“Contratámos um dos bases mais talentosos do basquetebol europeu. Toni tem uma ampla experiência internacional, com as seleções croatas e também a nível de clubes, tendo disputado diferentes campeonatos nacionais. Esta experiência garante que o período de adaptação ao nosso sistema será rápido e, dentro do campo, será importante para nós na participação nas competições europeias e nos diferentes pontos altos das provas nacionais. A nível técnico e tático, Toni Prostran deve ser definido como um base puro ou de raiz. Máximo assistente em muitas provas, é capaz de criar vantagens para os seus companheiros através do pick and roll e do jogo de um contra um. Também pode assumir o papel de concretizador se for necessário, pois é um excelente lançador”, afirmou o treinador Moncho López.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.