FCP logo

Dragões disputam esta noite com a Roma a 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, no Estádio do Dragão (20h00, TVI)

A Liga dos Campeões regressa ao Estádio do Dragão esta quarta-feira à noite (20h00, TVI) para o embate entre o FC Porto e a Roma, em jogo da 2.ª mão dos oitavos de final da prova, após a derrota pela margem mínima em Itália (2-1). A equipa portista procura alcançar os quartos de final da competição, repetindo o que conseguiu pela última vez na época 2014/15.

O Momento
O resultado em Roma terminou com a série de invencibilidade dos campeões nacionais (26 jogos). Desde então, os azuis e brancos somaram três triunfos (frente a Vitória de Setúbal, Tondela e Sporting Braga) e uma derrota (Benfica). Já os giallorossi visitam a casa portista depois do desaire frente à Lazio no último sábado (3-0), jogo que colocou um ponto final num ciclo de triunfos consecutivos (quatro, frente a Chievo, FC Porto, Bologna e Frosinone).

O Histórico
Ainda que equilibrado, o confronto direto entre os dois clubes dá vantagem à equipa portista. Nos cinco encontros disputados, o FC Porto venceu dois e perdeu um, tendo-se verificado dois empates. Na Liga dos Campeões, o registo é ainda mais equiparado: um empate (1-1) no Estádio do Dragão e uma vitória (3-0) e uma derrota (2-1) no Olímpico de Roma.

Um Jogo
Os outros dois embates entre FC Porto e Roma deram-se na temporada 1981/82. A competir na 2.ª ronda da Taça das Taças, portugueses e italianos encontraram-se nas Antas a 21 de outubro de 1981, numa partida de que os azuis e brancos saíram vitoriosos por 2-0, com golos de Michael Walsh e José Alberto Costa. Este jogo foi o terceiro de treze em que o FC Porto recebeu um emblema italiano. Nestes confrontos, a equipa portista tem um saldo positivo: quatro vitórias, seis empates e três derrotas, com um total de 12 golos marcados e sete sofridos.

Um Golo
Vítor Baía, Derlei e Alenichev abriram caminho para um remate forte e colocado de Hélder Postiga, completando o resultado mais expressivo do FC Porto, em casa, frente a um adversário italiano. No Estádio das Antas, a 10 de abril de 2003, o avançado português finalizou a reviravolta azul e branca frente à Lazio (4-1), depois dos golos de Maniche e Derlei (2), resultado que permitiu aos Dragões abrir as portas da final da Taça UEFA, garantida com um nulo em Itália. A equipa portista acabaria por conquistar o troféu em Sevilha, frente ao Celtic (3-2), bem como o campeonato e a Taça de Portugal.

Uma Figura
Dmitri Alenichev é um dos cinco jogadores que já vestiram as camisolas da Roma e do FC Porto. Contratado pela equipa portista em 2001, o médio russo ajudou os azuis e brancos a conquistar sete troféus, entre eles a Taça UEFA de 2002/03 e a Liga dos Campeões de 2003/04. Mudou-se para o Spartak de Moscovo, equipa na qual terminou a carreira em 2006. Atualmente, Alenichev orienta o FC Yenisey, da primeira liga russa.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.