FCP logo

Dragões jogam no Estádio Municipal de Portimão este sábado (18h00, Sport TV 1) na 29.ª jornada do campeonato

Após a derrota por 2-0 diante do Liverpool em Anfield, na 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto defronta o Portimonense, este sábado, às 18h00 (Sport TV 1), no Estádio Municipal de Portimão, em embate referente à 29.ª ronda da Liga NOS. A seis jornadas do término da prova, e focados na conquista do 29.º campeonato, os azuis e brancos querem sair do Algarve com mais três pontos.

O Momento
O FC Porto chega ao Algarve no intervalo da eliminatória dos quartos de final da Liga dos Campeões perante o Liverpool. Em jogos para a Liga NOS, o campeão nacional, que partilha a posição cimeira da tabela com o Benfica (69 pontos), está numa série de quatro vitórias consecutivas e vai à procura da quinta no Estádio Municipal de Portimão para não perder terreno na luta pela revalidação do título. Depois da derrota em Tondela por 3-2, o conjunto dirigido por António Folha encontra-se na 10.ª posição da prova com 32 pontos e tentará dar mais um passo no esforço de garantir o mais rápido possível a manutenção. Os azuis e brancos, com a melhor defesa e o segundo melhor ataque do campeonato, enfrentarão a terceira equipa que mais golos sofre na competição, ainda que, por outro lado, os Guerreiros do Sul apresentem o quinto ataque mais concretizador.    

O Histórico
Este sábado, FC Porto e Portimonense ficam frente a frente pela 35.ª vez. O histórico de confrontos entre os clubes para todas as competições é claramente favorável ao FC Porto, que contabiliza 26 triunfos contra apenas quatro vitórias dos alvinegros, tendo-se registado ainda quatro igualdades. Nos jogos disputados em casa do Portimonense, mantém-se o ascendente dos Dragões que, em 15 desafios, todos do campeonato, venceram sete, perderam quatro e empataram outros quatro. Na primeira volta da presente edição da Liga, a 7 de dezembro de 2018, o FC Porto impôs-se por 4-1 no Estádio do Dragão, com dois golos de Marega, um de Tiquinho Soares e outro de Brahimi.

Um Jogo
Era domingo, 25 de fevereiro de 2018. Numa temporada em que queria regressar aos triunfos no campeonato, o líder FC Porto rumava a sul para medir forças com o Portimonense, que estava de volta ao escalão principal do futebol português pela primeira vez desde 2010/11. Ao intervalo, Marega (10m, 44m) e Otávio (16m) já tinham deixado bem encaminhada uma partida que foi resolvida em definitivo por Soares (59m) e Brahimi (66m) no segundo tempo. Além de igualar a vitória com maior diferença de golos alcançada no reduto do Portimonense (4-0 em 1979/80), o 5-1 final permitiu aos dragões manter os cinco pontos de vantagem face ao Sporting e ao Benfica à entrada para as derradeiras dez jornadas, num jogo em que Diogo Dalot se estreou a titular pelos dragões na Liga, tendo efetuado duas assistências para golo, e em que o conjunto de Sérgio Conceição ultrapassou a fasquia dos 100 golos na época, a qual viria a ser rematada com o 28.º campeonato do palmarés dos azuis e brancos.

Um Golo
Dos 78 golos marcados ao serviço do FC Porto, o 1-0 ao Portimonense na vitória por 3-2 no Algarve, em abril de 2011, é certamente recordado por Hulk com particular satisfação. Após uma primeira parte sem golos, o brasileiro começou a desbloquear o encontro aos 49 minutos: depois de receber, do lado direito, um passe de João Moutinho, encarou a defesa do Portimonense, já dentro da grande área, rematou, de pé esquerdo, em arco, com a bola a bater na trave antes de entrar na baliza da equipa algarvia. Um lance de apuro técnico que ajudou a dar mais três pontos à formação então orientada por André Villas-Boas, numa época em que os Dragões se sagraram campeões invictos (27 vitórias, três empates) com 21 pontos de avanço sobre o segundo classificado (Benfica) e em que Hulk venceu o troféu de melhor marcador da Liga (23 golos).   

Uma Figura
Qualquer embate entre Portimonense e FC Porto há de ser especial para João Moutinho. O médio português nasceu em Portimão e foi nas escolas dos alvinegros que se lançou no mundo do futebol. Aos 13 anos, mudou-se do Algarve para Lisboa e ingressou nos escalões de formação do Sporting, clube que representou até 2010 antes de se transferir para o FC Porto. Pelos Dragões, ao longo de três temporadas (2010/11, 2011/12, 2012/13), fez apenas um jogo contra o emblema da terra natal, logo na primeira época vestido de azul e branco, contribuindo com uma assistência para um dos três golos da vitória portista (3-2) sobre a formação algarvia na 26.ª jornada do campeonato. Do Portimonense ficará sempre o momento em que o sonho começou a ganhar forma. Do FC Porto, clube que Moutinho já disse continuar a apoiar, ficarão inevitavelmente os anos de glória, pontuados por três campeonatos, três Supertaças, uma Taça de Portugal e uma Liga Europa. Este sábado, a partir das 18h00, o Estádio Municipal de Portimão recebe uma partida que vai certamente galgar fronteiras e tocar o coração do internacional português, agora em terras britânicas.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.