FCP logo

No jogo decisivo, foram os leões quem levou a melhor por 5-2

O FC Porto foi derrotado por 5-2 frente ao Sporting na final da edição 2018/2019 da Liga Europeia, realizada este domingo no Pavilhão João Rocha em Lisboa. A disputar a quarta final europeia das últimas sete épocas depois de ter eliminado o campeão europeu e mundial, Barcelona, nas meias-finais, os portistas atacaram muito, mas não capitalizaram o volume ofensivo criado ao longo do desafio.    

Num Pavilhão João Rocha com um ambiente fervilhante, o FC Porto entrou mais incisivo e nos primeiros cinco minutos fez vários remates, tendo mesmo ficado perto de festejar por Rafa (4’). No entanto, foram os leões a tomar a dianteira do placar na sequência de um trabalho de requinte técnico executado pelo avançado espanhol Toni Pérez, que surgiu de trás da baliza de Nélson Filipe e, de costas, com um toque por entre as pernas, arrancou o primeiro frémito de alegria das bancadas. Responderam os Dragões no minuto seguinte por intermédio de Reinaldo García que, com um remate potente, à distância, igualou a partida.

À passagem do décimo minuto, Vítor Hugo tirou partido de uma transição rápida para devolver aos leões uma liderança que seria ampliada pelo catalão Ferran Font na cobrança de um livre direto, já depois de Nélson Filipe ter defendido uma grande penalidade batida por Raul Marín. A formação de Guillem Cabestany rematava mais e ia somando ocasiões para marcar, mas o Sporting revelava maior eficácia no contra-ataque e foi assim que Romero, em cima do intervalo, fez o quarto golo dos leões.

Determinados em inverter o rumo do jogo, os azuis e brancos mantiveram a intensidade e, logo aos dois minutos da etapa complementar, o capitão Hélder Nunes podia ter reduzido distâncias num livre direto que foi anulado a dois tempos pelo guardião sportinguista. Pouco depois, Reinaldo García enviou a bola ao poste e mais tarde Hélder Nunes voltou a perder o duelo com Ângelo Girão em mais um livre direto. A insistência portista deu frutos aos 39’ com o 2-4 apontado por Gonçalo Alves que elevou para o 11 o número de golos na presente edição da Liga Europeia.

Ainda assim, repetiu-se a toada da etapa inicial, com o FC Porto a arriscar mais e o Sporting a ripostar através de saídas letais para o ataque. Numa delas, Ferran Font bisou e aumentou para três a vantagem verde e branca. A final foi agitada e contou com momentos de polémica, como a agressão de Pedro Gil a Telmo Pinto, a qual foi ignorada pela equipa de arbitragem. Até ao final, sucederam-se as tentativas de golo dos Dragões, todas paradas por Ângelo Girão, que foi um dos pilares do triunfo leonino, o segundo na principal prova europeia de clubes do hóquei em patins.    

FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE-SPORTING CP, 2-5 
Liga Europeia, Final
12 de maio de 2019
Pavilhão João Rocha, Lisboa

Árbitro: Alessandro Eccelsi e Joseph Silecchia (Itália)

FC PORTO FIDELIDADE: Nélson Filipe (g.r.), Rafa, Reinaldo García, Gonçalo Alves e Hélder Nunes (cap.)
Suplentes: Carles Grau (g.r.), Telmo Pinto, Giulio Cocco, Hugo Santos e Poka
Treinador: Guillem Cabestany

SPORTING CP: Ângelo Girão (g.r.), Pedro Gil, Matías Platero, Toni Pérez e Henrique Magalhães
Suplentes: Zé Diogo Macedo (g.r.), Ferran Font, Vítor Hugo, Raul Marín e Romero
Treinador: Paulo Freitas

Ao intervalo: 1-4
Marcadores: Toni Pérez (7m), Reinaldo García (8m), Vítor Hugo (10m), Ferran Font (12m), Romero (24m), Gonçalo Alves (39m), Ferran Font (42m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.