FCP logo

Associação Portuguesa de Museologia distingue projetos “Histórias na Cidade” e “Rota do Dragão”

O Museu FC Porto foi distinguido hoje com os prémios ‘Parceria’ e ‘Informação Turística’ da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), cuja gala anual decorreu esta tarde, em Leiria. A atribuição destes reconhecimentos sublinha a importância e o impacto de dois projetos desenvolvidos pelo museu portista, “Histórias na Cidade” e “Rota do Dragão”, que cruzam o passado do clube e da Invicta. 

‘Prémio APOM Parceria – 2019’, o evento “Histórias na Cidade” foi um conjunto de mostras e ativações de memória realizado fora de portas, no âmbito do 5.º aniversário do Museu FC Porto e dos 125 anos do FC Porto, celebrados em setembro de 2018. Ao longo de mais de um mês, até 26 de outubro e numa iniciativa que envolveu 24 instituições locais e nacionais, objetos e documentos da coleção azul e branca, bem como uma seleção de factos e outras curiosidades, foram exibidos em diferentes locais do Porto.

Câmara Municipal do Porto, Universidade do Porto, Infraestruturas de Portugal SA, Irmandade dos Clérigos, Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, Centro Português de Fotografia, Teatro Nacional São João, Livraria Lello, Museu Nacional de Soares dos Reis, Museu Nacional da Imprensa, Museu Militar do Porto, Fábrica Social - Fundação Escultor José Rodrigues, Associação Comercial do Porto, Coliseu Porto Ageas, Confeitaria Petúlia, Barbearia Garrett, Hotel Infante de Sagres e Associação de Futebol do Porto associaram-se ao projeto “Histórias na Cidade”, uma realização inédita que envolveu, ainda, a disponibilização de conteúdos aplicação móvel Museu & Tour.

O ‘Prémio APOM – Informação Turística 2019’ distingue a “Rota do Dragão”, uma organização do Museu FC Porto em conjunto com o historiador portuense Joel Cleto. Estas visitas orientadas à exposição permanente do Museu FC Porto e à cidade do Porto revelam factos, curiosidades e protagonistas do passado, num enquadramento que cruza o passado do clube com as memórias da cidade. A simbologia do Dragão está presente na história e em espaços de referência do Porto, e pertence, também, à identidade do FC Porto. 

Conduzidos por Joel Cleto, os passeios culturais da “Rota do Dragão” já atingiram o quinto ano de realização. O primeiro em 2019 teve lugar neste mês (dia 19), com um circuito pelas ruas da cidade, e foi a 34.ª visita orientada pelo historiador no âmbito deste projeto. 

As distinções anuais da APOM são uma referência na cultura nacional e têm o alto patrocínio do Presidente da República A cerimónia de entrega de 2019 decorreu hoje à tarde no Teatro Miguel Franco, em Leiria, onde o Museu esteve representado pela sua directora, Mafalda Magalhães, e o diretor de programação, Jorge Maurício Pinto. Em 2015, a APOM já tinha atribuído o Prémio Inovação e Criatividade ao Museu FC Porto, que também é o primeiro museu Membro Associado da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas.

Relacionado com

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.