FCP logo

Azuis e brancos realizaram, esta segunda-feira, o primeiro treino da temporada

A equipa de sub-19 do FC Porto realizou, esta segunda-feira, o primeiro treino da época no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Os jovens Dragões começam, desta forma, a preparar a defesa dos títulos nacional e europeu, conquistados na última temporada.

Após a sessão de trabalho, o treinador Tulipa e o médio Bernardo Folha fizeram o balanço do primeiro dia e, conscientes de que ainda têm “muito trabalho pela frente”, vincaram que o objetivo para esta temporada é o mesmo: vencer.

Entretanto, durante a tarde, os sub-19 portistas ficaram a conhecer o calendário da 1.ª fase do campeonato. Os azuis e brancos disputam a primeira jornada no terreno do Vitória SC, a 10 de agosto (data provisória). O primeiro encontro em casa está reservado para a segunda jornada, com a receção ao Famalicão, a 17 de agosto (data provisória).

Tulipa
“É um orgulho para mim estar aqui, enquanto líder da minha equipa técnica. O desafio é enorme, pela competência do staff anterior e da equipa, fizeram algo histórico. Compete-nos descobrir o maior potencial de cada jogador, ou seja, aquilo que cada jogador faz melhor, trabalhar afincadamente para podermos melhorar a nossa performance individual e coletiva. São atletas diferentes, staff diferente, mas o objetivo é igual. Teremos de fazer coisas diferentes, porque não podemos trocar de jogadores e de treinador e ficar com as mesmas coisas. Cada pessoa representa características muito próprias e nós vamos atrás disso, convictos de que temos muito trabalho pela frente.”

“Os sonhos passam por um objetivo, que é querer ganhar. Para conseguirmos isso, temos de jogar a um nível altíssimo, foi isso que conversei com os meus jogadores no balneário. No nosso trajeto, sabemos que vamos ter alguns percalços pelo caminho e a forma como respondemos a esses obstáculos é que vai determinar o caráter desta equipa. Estamos focados no desempenho de excelência da equipa, porque é para isso que trabalhamos. Queremos elevar ao máximo o potencial de cada jogador. Quando o fizermos, a equipa irá claramente beneficiar com isso.”

“É o primeiro dia de trabalho. Há um misto de jogadores que transitam da época passada e que trabalharam muitíssimo bem, não só a nível de resultado, mas a nível de desempenho de treino. Os jogadores que ficaram são uma mais valia para o plantel, os jogadores que subiram da equipa de sub-17 têm de incorporar esse espírito. Esperamos que o suporte dos jogadores que ficaram seja um contágio para a geração de 2002. Como estamos no primeiro treino, ainda não nos conhecemos tão bem, mas é o primeiro de muitos dias de trabalho. Vamos crescer, dia a dia, mas não podemos alterar a atitude e o empenho em cada treino.”

Bernardo Folha
“Vai ser um desafio duro. Este ano vai ser de aprendizagem, mas também será um dos mais complicados ao nível da formação. Temos de ser Porto e encarar este desafio no nosso melhor.”

“A equipa está empenhada. Temos de ser exigentes desde o primeiro dia. Foi um dia de trabalho cansativo, mas temos que continuar a trabalhar para que, a cada dia, seja mais fácil para nós.”

“É o mesmo treinador, mas isso não quer dizer que continuarei a jogar. Tenho de lutar pelo meu lugar, tenho que mostrar este ano que mereço um lugar neste plantel. Sei que vai ser difícil, mas estou aqui para trabalhar e é isso que vou fazer. Vai ser uma época de muita responsabilidade, porque vamos ter que defender duas conquistas que são muito importantes para o clube. Sabemos que não podemos fazer melhor, mas faremos tudo para fazer igual.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.