FCP logo

Este ano o FC Porto não se deslocou à Baixa, mas trouxe o coração da Invicta ao palco dos sonhos azuis e brancos

A Nação Porto hasteou a sua bandeira durante a noite desta terça-feira. Numa cerimónia que teve lugar no Estádio do Dragão, vários atletas das mais diversas modalidades do FC Porto juntaram-se para a apresentação dos equipamentos para a temporada 2020/21. A nova pele dos portistas foi vestida por craques do futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, ciclismo, bilhar, natação, boxe e desporto adaptado. Impossibilitados de descer à Baixa da Invicta, graças às condicionantes colocadas pela pandemia da Covid-19, os azuis e brancos regressaram à base e abriram as portas do palco dos sonhos de todos os adeptos do FC Porto.

Sérgio Oliveira, Marchesín, Matheus Uribe, Mbemba e Loum foram alguns dos heróis da Dobradinha presentes na Galeria do Dragão, lado a lado com os campeões nacionais em título de andebol e de hóquei em patins, com os gigantes dos cestos, as dominadoras voleibolistas da AJM/FC Porto, os vencedores da Volta a Portugal em bicicleta e os craques das inúmeras modalidades que dignificam o emblema portuense nos ringues, nos panos e nas piscinas de Portugal e do Mundo inteiro.

Sérgio Oliveira
“Isto é tudo muito bonito mas é preciso ganhar, seja com que estilo de camisola for. Cá estamos nós para mais uma época. O desfile já era, a apresentação também, agora há que começar a concentrar de verdade no que aí vem, porque temos uma época muito dura pela frente. Durante este tempo ouvi falar muito acerca de futebol e pouco sobre o que se passou verdadeiramente: o FC Porto foi campeão, ganhou a Taça e há que continuar a salientar isso. Nesta nova época vamos atrás desses objetivos e também de outros. É sempre bom regressar, tem sido intenso, como é normal, mas há que sofrer agora no início para depois retirarmos os frutos e podermos desfrutar do jogo.”

Marchesín
“Estou muito contente por participar na apresentação desta linda camisola, por estar aqui e por representar este clube. Desfilar é muito difícil, não estamos habituados a isto mas temos de desfrutar destes momentos, desta camisola por que tanto lutamos e da oportunidade que nos deram de estarmos aqui. Vamos trabalhar pelas vitórias, estamos a fazer um início de temporada muito bom e Deus queira que possamos estar à altura deste clube, que é muito grande e reconhecido internacionalmente. Vamos tentar repetir os feitos do ano passado e ainda melhorá-los, o que seria muito importante.”

Matheus Uribe
“Fico mais nervoso a desfilar do que a entrar em campo. Esperemos que este equipamento nos leve a muitas vitórias. É uma camisola muito bonito e esperamos vencer muito com ela. É muito motivante voltar, tivemos um descanso merecido pelo que fizemos. É muito gratificante saber que somos os campeões. Temos começado os treinos da melhor maneira, esta semana foi muito importante para voltarmos ao nosso ritmo e esperamos conseguir muitos triunfos.”

Loum
“É uma camisola muito bonita e confortável, que nos dá motivação para ganharmos muitos jogos. Vamos continuar a trabalhar forte e no duro para vencermos jogos e títulos.”

Rui Silva (andebol)
“É sempre uma experiência única e incrível poder fazer parte destas oportunidades de mostrar aquilo que é o FC Porto e mostrar as novidades a todos os portistas. Estamos a preparar-nos, essa é a palavra certa, porque estivemos muito tempo parados e agora temos noção que somos atletas profissionais e temos que retomar a boa forma que tivemos no ano passado. Sempre com essa ambição enorme, como nos tem habituado o FC Porto, de querer conquistar mais ainda do que fizemos no passado.”

Martim Costa (andebol)
“É um privilégio estar aqui, sendo tão novo, e só tenho de agradecer. Tenho sido muito bem acolhido pela equipa técnica e pelos jogadores. Também tenho aprendido bastante com eles, tenho tudo para continuar a evoluir. Espero melhorar o máximo possível, que é o que um atleta de 17 anos pode querer. Em termos coletivos, espero ajudar a equipa a atingir o objetivo, que é sermos campeões.”

Miguel Queiroz (basquetebol)
“Representar o FC Porto é um orgulho enorme e uma felicidade extrema. É pena não estarem aqui os adeptos, na Ribeira foi um ambiente fantástico e não poder sentir o calor deles é triste. Espero que isto tudo passe rapidamente e que possam estar perto de nós, porque sentimos a falta deles.”

Gonçalo Alves (hóquei em patins)
“É mais difícil estar dentro do campo a lutar pelas cores do FC Porto do que a fazer este desfile. Começámos agora a segunda semana de pré-época e tem sido uma adaptação para os novos jogadores, no início dos trabalhos para aquilo que esperamos que seja uma grande época. Temos de trabalhar bem para chegar ao dia 26 de setembro, contra o Benfica, e vencermos para começar o campeonato da melhor maneira.”

Yasmin Lara (voleibol)
“Sinto-me em casa aqui. As pessoas são muito recetivas e queridas, fui muito bem recebida pelos adeptos, pela equipa técnica e por toda a equipa. Acho que não vou ter muitos em adaptar-me, o FC Porto é muito bom. Vim para manter o nível, para conquistar muitos troféus e vitórias. Sei que o trabalho vai ser difícil mas iremos conquistar tudo o que pudermos.”

Tiago Ferreira (ciclismo)
“Os adeptos animam bastante o espetáculo. Na estrada sentimos a falta deles, apesar de as pessoas ainda irem ver o ciclismo, as coisas vão melhorar. Estivemos todos juntos ali dentro, conversámos um pouco e tirámos algumas ideias sobre como funcionam outros desportos.”

Alexandre Amorim (natação)
“Não deixa de ser uma responsabilidade enorme estar aqui com este símbolo ao peito. Todos os dias represento o FC Porto e levo o símbolo na touca. Aqui foi diferente, foi fora da minha zona de conforto, mas não deixa de ser importante. Já vou na minha segunda semana de treinos para a nova época. Agora o foco está em dezembro, nos nacionais, vamos estar lá para dar o nosso melhor.”

Fábio Oliveira (desporto adaptado)
“Senti uma alegria enorme por subir ao palco, apesar de não estar habituado a estas andanças e de não haver adeptos. É algo diferente mas não deixa de ser um orgulho quer para mim, quer para a modalidade em si [goalball]. É sempre único fazer parte desta festa e deste clube.”

Bertinho Jr. (boxe)
“Estou muito feliz, o FC Porto é o clube do meu coração. Estou preparado e motivado para ir atrás do meu sonho de ser campeão mundial de boxe profissional.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.