FCP logo

Bês portistas perderam por 2-1 na receção ao Desportivo de Chaves

A equipa B do FC Porto saiu derrotada (1-2) de um embate de exigência máxima contra o Desportivo de Chaves. O Estádio de Pedroso foi palco da receção dos bês azuis e brancos ao terceiro classificado da Liga Portugal 2 e também foi palco de uma arbitragem, no mínimo, muito infeliz. A partida, que tinha todos os condimentos para ser um jogo de grande cartaz entre dois emblemas históricos, foi transformada num espetáculo de decisões incompreensíveis e de uma luta desigual durante 60 minutos. Reduzidos a dez após a expulsão inqualificável de Danny Loader, os jovens Dragões ainda se adiantaram num lance de belo efeito concluído por Igor Cássio. Porém, no lance seguinte, os flavienses beneficiaram de um penálti e o descanso chegou com a igualdade reposta. Na segunda parte, os flavienses beneficiaram de uma infelicidade de João Marcelo que lhes garantiu três preciosos pontos na luta pela subida de divisão. Os oito cartões mostrados a jogadores do FC Porto B resumem bem aquela que foi uma tarde triste para quem gosta de futebol em Vila Nova de Gaia.

Rui Barros efetuou três alterações ao onze que havia sido derrotado, no passado fim-de-semana, no terreno do Casa Pia. Rodrigo Pinheiro rendeu o homónimo Conceição, o experiente Gonçalo Brandão herdou a braçadeira de Pedro Justiniano e Mor Ndiaye foi lançado no lugar de Rodrigo Valente. O Desportivo de Chaves entrou bem e criou a primeira oportunidade do encontro, mas os bês portistas tentaram sempre responder, na sequência de várias incursões na área adversária, invariavelmente interrompidas pelo apito de Marcos Brazão, que foi conseguindo vislumbrar consecutivas faltas ofensivas contra o FC Porto. O juiz da partida continuou a dividir atenções com os atletas de ambos os conjuntos quando, à passagem do minuto 32, expulsou Danny Loader com um cartão vermelho direto completamente injustificado. Em simultâneo com o adversário, o avançado inglês procurou disputar a bola e até recolheu as pernas para não colocar em causa a integridade física de Luís Silva. Indiferente à realidade, o árbitro algarvio não hesitou em colocar os azuis e brancos em inferioridade numérica para a hora de jogo que restava. 

Praticamente em cima do intervalo, Tiago Matos regressou às origens e, pela direita, tirou um cruzamento de régua e esquadro para Igor Cássio colocar os Dragões na frente com um cabeceamento certeiro. Antes do descanso ainda houve tempo para Marcos Brazão voltar a ser protagonista. Um suave toque do assistente para o golo portista no ombro de Raphael Guzzo foi tudo o que o árbitro de 30 anos precisou para assinalar penálti a favor dos visitantes. Da marca dos onze metros, o capitão flaviense escolheu o meio e bateu Ricardo Silva, que havia optado por se atirar para o seu lado direito. O apito para as cabines surgiu logo de seguida com o placard do Estádio de Pedroso a assinalar um empate a uma bola.

No regresso dos balneários, o treinador portista fez entrar Gonçalo Borges para o lugar de Francisco Conceição, admoestado por protestos no decorrer primeiro tempo. Aos 55’, um remate dentro da área de Niltinho beneficiou do desvio involuntário de João Marcelo para a própria baliza que consumava a reviravolta a favor dos transmontanos. Os bês portistas ainda causaram calafrios ao guardião Paulo Vítor na sequência de uma tentativa de canto direto por parte de Carlos Gabriel, que viria a ser rendido pelo avançado Kelvin Boateng pouco depois numa tentativa de aumentar o caudal ofensivo e recuperar da desvantagem no marcador por parte de Rui Barros. À entrada para a derradeira dezena de minutos, um lance de insistência portista com bastante perigo na área do Desportivo de Chaves foi novamente parado pelo apito de Marcos Brazão. 

Segue-se uma viagem até à Beira Baixa para o FC Porto B. No próximo sábado, a partir das 11 horas, os Dragões sobem ao relvado do Sporting da Covilhã, em partida relativa à oitava jornada da Liga Portugal 2.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-GD CHAVES, 1-2
Liga Portugal 2, 7.ª jornada
24 de outubro de 2020
Estádio de Pedroso

Árbitro: Marcos Brazão
Assistentes: Pedro Sancho e Daniel Santos
Quarto árbitro: Renato Gonçalves 

FC PORTO B: Ricardo Silva, Rodrigo Pinheiro, João Marcelo, Gonçalo Brandão (cap.), Carlos Gabriel, Tiago Matos, Mor Ndiaye, Francisco Conceição, Johan Gómez, Danny Loader e Igor Cássio
Substituições: Francisco Conceição por Gonçalo Borges (45m), Carlos Gabriel por Kelvin Boateng (62m), Johan Gómez por Rodrigo Valente (69m) e Igor Cássio por Ebuka (90+1m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Yoni Mosquera, Rafael Pereira, Pedro Justiniano e Diogo Ressurreição
Treinador: Rui Barros

GD CHAVES: Paulo Vítor, Rafael Viegas, Nuno Coelho, Rocha (cap.), João Reis, Luís Silva, Raphael Guzzo, Niltinho, Benny, José Gomes e Guedes
Substituições: Luís Silva por João Teixeira (36m), Niltinho por Juninho (68m) e José Gomes por Wellington Carvalho (79m)
Não utilizados: Ricardo Moura e Nicolas
Treinador: Carlos Pinto

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Igor Cássio (45m), Rocha (45+3m), João Marcelo (56m, p.b.)
Disciplina: cartão amarelo a Francisco Conceição (21m), Rafael Viegas (24m), Tiago Matos (45+2m), Johan Gómez (53m), José Gomes (60m), João Reis (66m), Igor Cássio (80m), Gonçalo Brandão (80m), Rodrigo Pinheiro (85m) e Gonçalo Borges (90+2m); cartão vermelho a Danny Loader (32m) 

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.