FCP logo

FC Porto saiu derrotado do reduto do PSG (28-29) na oitava jornada da Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto regressou da capital francesa com um resultado negativo (28-29) diante do hexacampeão gaulês, o Paris Saint-Germain. O encontro, dias depois de um clássico em Alvalade e horas antes de outro, diante do Benfica, começou e terminou equilibrado. Porém, e ao contrário do que aconteceu na jornada anterior da Liga dos Campeões – onde os Dragões deram uma excelente réplica à turma de Mikkel Hansen e companhia -, o PSG conseguiu impor rapidamente a sua valia, ou não fosse o conjunto com o maior orçamento da modalidade a nível global. Mesmo assim, e numa verdadeira demonstração de crença, o FC Porto conseguiu reduzir a desvantagem nos minutos finais e perdeu apenas por um golo. Com este resultado, os franceses atingem os 6 pontos e igualam os portistas no quarto lugar do grupo A da prova rainha do andebol europeu.

O jovem Miguel Martins não se fez rogado e inaugurou o marcador no Stade Pierre de Coubertin com um fortíssimo remate na passada que Vincent Gerard foi incapaz de travar. Mas isso viria a mudar, já que o guardião internacional francês provou por que motivos é considerado o melhor do mundo na posição e começou a somar defesas atrás de defesas para frustração do ataque portista. Depois do quinto remate certeiro, os Dragões estiveram algum tempo sem marcar e viram o PSG cavar uma vantagem de quatro golos que se viria a revelar decisiva. À falta de acerto azul e branca, o hexacampeão francês ia respondendo com grande frieza e, aos 18 minutos, a eficácia parisiense era praticamente o dobro da dos portistas. Até ao intervalo, os números estratosféricos do PSG desceram ligeiramente, e os do FC Porto subiram, mas a diferença de quatro golos no placard mantinha-se à ida para as cabines.

O PSG voltou a todo o gás dos balneários e desde logo alargou ainda mais a distância entre os dois emblemas no placard eletrónico. O campeão português tentou responder, através da introdução do sistema de ataque em superioridade numérica de sete contra seis, mas o final de tarde na cidade luz parecia em guardar os dois pontos para a formação da casa. Ainda assim, e à entrada para os derradeiros minutos da contenda, o FC Porto reduziu a desvantagem para cinco, quatro, três, dois e, por fim, apenas um golo de diferença. Os comandados de Raul Gonzalez tiveram de suar para garantir a vitória, que só ficou selada graças à extraordinária eficácia de Mikkel Hansen desde a marca dos sete metros.

“Parabéns ao Raul (Gonzalez) e ao PSG por esta vitória. Claro que é duro perder, mas penso que eles foram melhores do que nós durante os 60 minutos. Chegámos muito perto no final e agora estamos desapontados por não termos tido o último ataque. Acho que não podemos jogar muito melhor do que o que temos feito agora. Tivemos oportunidades muito boas, na primeira parte, mas falhámos imensas oportunidades. Estamos todos algo frustrados, é bom ter muitas oportunidades, mas não é bom desperdiçar tantas. Mas não nos podemos esquecer que jogámos contra uma equipa excelente, com muito mais experiência do que o FC Porto. Não podia estar mais orgulhoso da minha equipa, nunca parámos de lutar e tivemos sempre boas oportunidades para marcar. Na defesa cometemos alguns erros sobre os quais nos vamos debruçar. Pessoalmente penso que fizemos um bom jogo, mas não foi suficiente frente a uma equipa muito boa”, declarou Magnus Andersson após o apito final.

Domingo é dia clássico no Dragão Arena. A partir das 11 horas (FC Porto TV/Porto Canal) os campeões nacionais recebem a visita do Benfica, em partida relativa à 12.ª ronda do Andebol 1. Ambos os conjuntos ocupam os lugares cimeiros da tabela classificativa, somando por vitórias todas as jornadas disputadas até ao momento.

FICHA DE JOGO

PSG-FC PORTO, 29-28

Liga dos Campeões, Grupo A, 8.ª jornada
26 de novembro de 2020
Stade Pierre de Coubertin

Árbitros: Bogdan Stark e Romeo Stefan (Roménia)

PSG: Vincent Gerard e Yann Genty (g.r.); Mikkel Hansen (9), Viran Morros de Argila, Luka Karabatic (2), Mathieu Grebille, Kamil Syprzak, Dainis Kristopans (3), Henrik Toft Hansen (3), Ferran Sole Sala (1), Nedim Remili (4), Benoit Kounkoud (2), Dylan Nahi (4), Elohim Prandi (1), Adama Keita e Baptiste Clay
Treinador: Raul Gonzalez

FC PORTO: Alfredo Quintana e Nikola Mitrevski (g.r.); Victor Iturriza (4), Manuel Spath, Miguel Martins (2), Djibril M'Bengue (1), Rui Silva (2), Daymaro Salina (5), Ivan Sliskovic, Leonel Fernandes, Diogo Branquinho (4), Diogo Silva (1), António Areia (1), André Gomes (4), Miguel Alves (2) e Fábio Magalhães (2)
Treinador: Magnus Andersson

Ao intervalo: 15-11

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.