FCP logo

Sérgio Conceição projetou o FC Porto-Santa Clara referente à 25.ª jornada da Liga (sábado, 20h30)

Depois de mais uma paragem para os compromissos internacionais de seleções, o campeonato está de regresso e o FC Porto prepara-se para receber o Santa Clara (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, na 25.ª jornada da prova. Na antevisão do encontro, Sérgio Conceição abordou as dificuldades inerentes às semanas em que muitos jogadores estão ausentes, mas os azuis e brancos só pensam na vitória frente a “uma equipa competente” e tranquila na tabela. À entrada para esta ronda, o FC Porto é segundo classificado, com 54 pontos, menos dez do que o Sporting. O Santa Clara segue na sétima posição, com 32 pontos.

A receção ao Santa Clara
“Aquilo que esperamos é uma equipa competente, que tem feito um bom campeonato. Nos últimos anos tem mostrado ser uma equipa competitiva, com qualidade e que acaba os campeonatos de forma segura e tranquila, além de ter sempre boas equipas técnicas. É mais um jogo difícil do campeonato. Cabe-nos a nós ir à procura de fazer o melhor jogo e de o ganhar. Nestas semanas de seleções não é fácil esse voltar a juntar as tropas e estarmos completamente focados no jogo. Essa será a maior luta, penso eu, mas vamos defrontar uma excelente equipa.”

O desgaste acumulado nas seleções
“Se analisarmos bem a quantidade de jogadores e de minutos jogados, não há dúvida de que houve maior desgaste dos nossos jogadores quando comparado com o Sporting e com o Benfica. Os meus jogadores jogaram 1.500 minutos, mais do que os outros juntos. Por um lado é bom termos muitos jogadores nas seleções, mas por outro só hoje é que o grupo ficou completo. Há sempre essa dificuldade e vamos apanhar uma equipa que está tranquila e que preparou o jogo praticamente com todos os jogadores disponíveis. Mas trabalhar num clube grande é assim e este é o contexto.”

A gestão inevitável
“Há uma gestão que temos de fazer. Falámos todos os dias com os Departamentos Médicos das várias seleções e fomos nos inteirando do estado físico dos jogadores, porque animicamente estão bem. Temos de avaliar tudo e olhar para tudo isso, percebendo quem está fisicamente bem e apto. Depois destas viagens todas, jogamos com o Santa Clara e viajamos para Espanha dois dias depois para jogar a Liga dos Campeões. Não há treinador que prepare dois jogos ao mesmo tempo, mas a gestão é importante. De qualquer forma, se não estivermos bem neste jogo, corremos o risco de não estar bem no jogo seguinte. Os indicadores que este jogo me der vai-me permitir preparar melhor o jogo seguinte. Não nos importamos de ter viagens nos quartos de final e nas meias-finais da Liga dos Campeões.”

Pepe está apto
“O Pepe está apto para ir a jogo. Depois vemos se estará dentro dos onze ou dos 20.”

A renovação de Otávio
“É a gestão que o presidente faz da melhor forma há quase 40 anos e não se tem saído mal. As renovações são um assunto da Direção e normalmente renova-se com jogadores importantes na equipa. O Otávio é um deles.”

O episódio com Paulo Sérgio no Portimonense-FC Porto
“Parece que foi ontem, pois todos os dias é falado. Agradeço ao Paulo Sérgio as palavras elogiosas para comigo e para com o FC Porto. Retribuo esse desejo de sucesso e que as coisas corram bem ao Portimonense, menos se estiver a lutar pelo título porque queremos conquistá-lo nós e ainda temos possibilidades de o conseguir. Há qualidade individual no Portimonense e na sua equipa técnica, por isso que possa chegar a um lugar que lhe permita disputar as competições europeias, por exemplo. Em relação ao que se passou, já foi muito badalado. Foi uma situação em que dois homens passaram uma linha que define o aceitável e o não aceitável, independentemente da paixão e da emoção de um jogo de futebol. Foi demasiado da nossa parte, dos dois, mas o futebol continuou e pior do que isso foi a forma premeditada e insultuosa como se referiram a mim e à minha família. Nas últimas semanas ouvi coisas como arruaceiro, javardo, gentalha, ordinário, delinquente, etc, até que ao final da segunda semana começaram a falar dos meus pais. Ao que isto chegou! É demasiado, é feio. A paixão de um jogo de futebol não justifica o que eu e o Paulo Sérgio fizemos, mas nada justifica o que disseram nas últimas duas semanas. Foi muito grave, mas dão-me mais força para ser o pai que sou, o filho que sou e o homem que sou. Não é com uma cartilha que vão conseguir abanar o profissional Sérgio Conceição e o homem Sérgio Conceição.”

Muito FC Porto no brilharete dos Sub-21
“Eles estão em constante avaliação e tenho noção de que alguns jogadores estiveram muito bem nos Sub-21. Fiquei satisfeito com a prestação deles. Estava em casa a ver os Sub-21 e contra a Suíça jogaram oito jogadores lançados por mim e pelo FC Porto, o que me dá uma satisfação enorme. Mas não tem a ver com o facto de serem jovens do Olival, é a qualidade deles. O condimento principal é a qualidade. Gostei muito de ver alguns jogadores em ação. O Diogo Leite e o Fábio Vieira fizeram quase a totalidade dos três jogos e tiveram prestações fantásticas, mesmo não tendo muitos minutos aqui. Isso demonstra que temos trabalhado com eles da melhor forma. A nossa forma de olhar para eles é sempre a mesma, porque sabemos a qualidade que existe.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.