FCP logo

FC Porto B perdeu em casa frente ao Arouca (0-3) depois de seis jogos sem derrotas

Após duas vitórias consecutivas, frente ao SC Covilhã e ao Desportivo de Chaves, a equipa B do FC Porto voltou aos desaires. Ao início da tarde deste sábado, em Vila Nova de Gaia, os Dragões perderam diante do Arouca por 0-3 e interromperam uma sequência de seis partidas sem conhecer o sabor da derrota. Com Malang Sarr, Carraça e João Mário cedidos pela formação principal, os azuis e brancos fizeram o suficiente no ataque para marcarem pelo menos um golo, porém os arouquenses estavam decididos a estragar a Páscoa portista e não perdoaram as desatenções defensivas dos jovens da Invicta. Com este resultado, o FC Porto B mantém-se fora dos lugares de despromoção, mas encontra-se ao alcance do Vilafranquense (com os mesmos 24 pontos) e da Oliveirense (menos um ponto). Os dois emblemas abaixo da linha de água ainda não entraram em campo na ronda 27.

António Folha voltou a montar um onze com três defesas centrais - Tiago Matos (mais à direita), João Marcelo (ao centro) e Malang Sarr (sobre a esquerda) -, esquema tático que havia funcionado na perfeição na ronda anterior, em Mafra (4-0). Com Rodrigo Conceição e Carraça encarregues dos corredores, o jogo arrancou e ambas as equipas entraram em busca da baliza adversária. Aos 18 minutos André Silva ameaçou. Cinco minutos depois, o dianteiro arouquense concretizou. O camisola 7 visitante apareceu na pequena área portista e só teve de encostar para fazer o 0-1. Logo a seguir, Ricardo Silva foi chamado a negar o segundo ao brasileiro. À passagem da meia hora, João Mário trabalhou sobre a esquerda e concluiu a ação atacante com um bom remate ao ângulo superior oposto, que obrigou Victor Braga a grande intervenção. Antes do intervalo, o guardião forasteiro tornou a sair por cima, desta feita em duelo com Danny Loader.

Os jovens Dragões regressaram do descanso empenhados em reverter o resultado negativo. O primeiro aviso tornou a sair do pé direito de João Mário e a morrer nas luvas de Victor Braga. Ao minuto 53, uma iniciativa ofensiva azul e branca levou o caos até à área contrária, voltou a forçar o número um do Arouca a negar o empate e acabou com uma queda de Bernardo Folha após ter sido pisado na canela. O juiz Manuel Oliveira nada assinalou e em cima da hora de jogo foi a vez do travessão negar um golaço a João Mário. Pouco depois, e na sequência de um livre lateral, o Arouca fez o segundo: Arsénio cruzou e o central goleador Basso cabeceou para o fundo das redes portistas. Perante uma desvantagem de dois golos, António Folha mexeu para aumentar o pendor atacante do seu conjunto. O treinador do FC Porto B desfez o trio de centrais, fazendo sair Tiago Matos para entrar o extremo Gonçalo Borges, deu a Rafael Pereira a oportunidade de render Mor Ndiaye, lançou os avançados Igor Cássio e Kelvin Boateng para os lugares de João Mário e de Rodrigo Valente. No penúltimo dos seis minutos de compensação, o recém-entrado Heliardo estabeleceu o resultado final (0-3).

“Na primeira parte o jogo estava um bocadinho emperrado de parte a parte, sem grandes oportunidades, com as equipas bem encaixadas. Numa distração sofremos um golo, num lançamento lateral, mas o que é certo é que a equipa quis sempre ir à procura de mais. Na segunda parte achámos por bem mudar a forma de jogar e as coisas deram resultado, porque a segunda parte foi toda nossa à exceção das duas vezes que o Arouca foi à nossa baliza e fez dois golos. Nesse momento estávamos com um caudal ofensivo muito bom, a criar muitas oportunidades, e se conseguissemos fazer o empate as coisas teriam sido diferentes. Na resposta eles fazem o 0-2 e depois jogámos mais com o coração do que com a cabeça e assim torna-se difícil ganhar. A culpa também é nossa, porque quando ganhamos dois jogos nada está ganho, para um jogador do FC Porto ganhar um ou dois jogos não é nada. Tem que se ganhar muito mais vezes e o normal é só perder uma ou outra vez. É preciso que muita desta juventude perceba bem isto. O caráter das equipas do FC Porto tem de ser muito forte, tem de ter uma identidade muito forte, e hoje senti a equipa a deixar andar para ver o que é que o jogo ia dar. Os jogadores do FC Porto têm que ir à procura do que querem e isso começa já no próximo treino, porque eu não dou descanso a esta gente”, declarou António Folha após o apito final.

Segue-se uma deslocação a Coimbra. Às 11 horas do próximo sábado, dia 10 de abril, joga-se um Académica-FC Porto B. O encontro, referente à jornada 28 da Liga Portugal 2, tem transmissão televisiva em direto na Sport TV1.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-AROUCA, 0-3

Liga Portugal 2, 27.ª jornada
3 de abril de 2021
Estádio de Pedroso

Árbitro: Manuel Oliveira
Assistentes: Tiago Leandro e Luciano Maia
Quarto árbitro: João Matos

FC PORTO B: Ricardo Silva; Tiago Matos, João Marcelo, Malang Sarr, Rodrigo Conceição, Mor Ndiaye, Bernardo Folha, Carraça, Rodrigo Valente (cap.), João Mário e Danny Loader
Substituições: Mor Ndiaye por Rafael Pereira (68m), Tiago Matos por Gonçalo Borges (68m), João Mário por Igor Cássio (77m) e Rodrigo Valente por Kelvin Boateng (84m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Pedro Justiniano, Rodrigo Pinheiro e Johan Gómez
Treinador: António Folha

AROUCA: Victor Braga; Thales Oleques (cap.), Basso, Sema Velazquez, Joel, Pedro Moreira, Leandro, Pité, Bukia, Arsénio e André Silva
Substituições: Bukia por Adilio (72m), André Silva por Heliardo (76m) e Pité por Yaw Moses (83m)
Não utilizados: Fernando Castro, Quaresma, Brunão, Júnior Sena, Caballero e Marco Soares
Treinador: Armando Evangelista

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: André Silva (23m), Basso (63m) e Heliardo (90+5m)
Disciplina: cartão amarelo a Sema Velazquez (29m), Malang Sarr (29m), Thales Oleques (38m) e Arsénio (83m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.