FCP logo

Avançado foi o autor do primeiro golo europeu do FC Porto

Faleceu, este sábado, José Maria. O antigo avançado, que tinha 92 anos de idade, representou os portistas durante oito anos, foi titular no primeiro jogo europeu do FC Porto e marcou o golo de estreia do clube em provas da UEFA.

Nascido em Vila Nova de Gaia a 15 de janeiro de 1930, José Maria despontou para o futebol no Candal, de onde saiu para os Dragões em 1949. Durante oito épocas de azul e branco, assinou 78 golos, tendo conquistado um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Taça Associação de Futebol do Porto.

A marca deixada por este antigo avançado vai para além dos troféus, já que o próprio está estreitamente associado à estreia europeia do FC Porto, tendo sido titular nessa receção ao Athletic Bilbao no Estádio das Antas a 20 de setembro de 1956 e marcado o primeiro golo europeu dos portistas nesse mesmo encontro, referente à primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

O velório realizar-se-á este sábado a partir das 16h00 no Salão Paroquial de Canidelo (Gaia) e o funeral no domingo, a partir das 9h30, no Cemitério de Canidelo.

À família enlutada, o FC Porto apresenta as mais sentidas condolências.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.