Francesco Farioli é o novo treinador do FC Porto 💙
Exposições de marionetas, museologia, teatro, oficinas, músicas, histórias e férias ativas na agenda do Museu em março
Há dias mais excecionais que outros, e em março, no Museu FC Porto, há uma mão cheia deles. É o Dia Internacional da Mulher, do Pai, dos padrinhos dragões, o Dia Mundial da Marioneta... E outros que, não sendo temáticos, serão dias de grandes emoções, como a conversa-concerto dos The Black Mamba, os quatro dias de descoberta intensa com as atividades da Páscoa na Terra do Dragão, para o público dos 6 aos 12 anos, ou aquele data especial em que pode conhecer o Museu FC Porto com acompanhamento exclusivo numa visita orientada e intimista ao legado portista, portuense e português
No dia 8, Dia Internacional da Mulher, as mulheres poderão conhecer o Museu com um desconto de 50% no Tour FC Porto, e no dia 19 os pais não pagam a entrada, desde que acompanhados por filhos portadores de bilhete. O Dia do Pai pode ainda ser vivido e partilhado em família, no dia 18, com “Os Retratos do Meu Pai”, oficina concebida para desafiar a imaginação.
O público fiel do “Dar Letra à Música” será premiado com os The Black Mamba. Já não falta muito para Pedro Tatanka e Miguel Casais, os fundadores da banda, subirem ao palco e mostrarem o que de melhor se faz em Portugal. Dia 22 de março pode então assistir a uma combinação poderosa de soul, funk e blues.
Na oferta artística da programação do Museu, há também um segmento da representação em destaque – a produção própria de teatro de marionetas “O Porto é uma Lição – História do Clube, da Cidade e, afinal, o Planeta é Azul”, com uma aula original que atravessa os mais de 120 anos da história do FC Porto. No dia 10 as marionetas “representam” a sério no seu palco habitual, o Auditório Fernando Sardoeira Pinto, para saltarem uns dias depois, entre 21 e 25 de março, para o hall do Museu e ficarem ao alcance de todos. O fundador Nicolau d’Almeida e o portista Zé do Boné, entre outros personagens (e bonecos), vão ganhar uma dimensão extra numa exposição temporária que assinala o Dia Mundial da Marioneta.
Em março registamos ainda os dias que antecedem a Páscoa, a que associamos também as férias escolares ou a figura dos padrinhos. Para a interrupção escolar o Museu FC Porto reserva quatro dias (26 a 29) para visitas, oficinas e atividades para descobrir o passado, o presente e o futuro do clube portista, numa aventura divertida e pedagógica. E no dia 24 as famílias podem elaborar a prenda para os “Padrinhos Dragões”, numa oficina, na Terra do Dragão (Serviço Educativo), em parceria com a Bombarda Oficinas de Artes (BOA).
Ao longo de todo o mês pode conhecer o Objeto do Mês de março – um pedaço da camisola de Hernâni, que sobrou da euforia e da emoção da festa da consagração do FC Porto, como campeão nacional de 1958/1959. E por falar em tesouros mensais, o Museu FC Porto decidiu reunir numa exposição temporária, integrada no projecto artístico AT 28., todos os “Objetos do Mês” do ano de 2017. Se perdeu algumas das peças da reserva do Museu que estiveram mensalmente na área de circulação livre, pode agora conhecer em detalhe algumas das mais relevantes da história portista.
Pode consultar em fcporto.pt a programação em detalhe do Museu para o mês de março.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.