FC Porto regressa a Gelsenkirchen no arranque do Grupo D da Liga dos Campeões
O FC Porto regressa nesta terça-feira à Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen, para defrontar o Schalke04, vice-campeão alemão, na 1ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões. O jogo está agendado para as 20h00 portuguesas (TVI).
Equipa com forte historial na Liga dos Campeões, avançando para a 23.ª presença no atual formato da prova, o FC Porto joga para manter o prestígio internacional e ambiciona ultrapassar uma vez mais a fase de grupos da competição. Os Dragões chegaram à fase eliminar da prova em 13 ocasiões, desde 1992/93.
Na época passada, a formação azul e branca terminou no segundo lugar do Grupo G, curiosamente à frente do vice-campeão alemão (RB Leipzig) e avançou para os oitavos de final, onde foi afastada pelo Liverpool. O grande objetivo passa por atingir novamente esse patamar, sem perder o direito a sonhar daí para a frente. Em 2017/18, o Schalke04 não participou nas competições europeias.
FC Porto e Schalke04 já se defrontam por duas vezes em provas da UEFA. Os adeptos portistas não esquecem o inglório desempate por grandes penalidades (1-4) nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2007/08, após 1-0 na Alemanha e 1-0 em Portugal, numa eliminatória onde se destacou o jovem Manuel Neuer. Na 1.ª eliminatória da Taça UEFA 1975/76 registou-se um empate (2-2) nas Antas e um triunfo germânico (3-2) em Gelsenkirchen.
Gelsenkirchen, de qualquer forma, é uma cidade que traz recordações felizes aos Dragões. Foi ali, a 26 de maio de 2004, que o FC Porto venceu a final da Liga dos Campeões frente ao AS Monaco (3-0), com golos de Carlos Alberto, Deco e Alenichev. Sérgio Conceição, o atual treinador, fazia parte do plantel mas não participou na histórica conquista porque já tinha alinhado nas competições europeias pela Lazio, na primeira metade da temporada.
O FC Porto contabiliza seis jogos na temporada 2018/19, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. O Schalke04 perdeu os três jogos realizados na Bundesliga até ao momento, após uma vitória frente ao modesto FC Schweinfurt para a Taça da Alemanha.
Nota ainda para Iker Casillas, que se prepara para iniciar a 20.ª temporada na Liga dos Campeões, um registo individual sem paralelo na história da competição.
O Schalke04-FC Porto pode ser acompanhado no Facebook e seguido em tempo real no Portal do FC Porto, no Twitter, na App e no Porto Canal. No fim, far-se-á a análise da partida no Porto Canal e também no Portal do FC Porto, com a crónica e as declarações do treinador e de outros intervenientes.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.