FCP logo

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 24 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

1. Câmara Municipal

É como inverter a lógica habitual. Se o desejo de todos os portistas é terminar a época em frente à Câmara Municipal a celebrar mais uma conquista, o roteiro, ao invés, começa precisamente ali.

O título de 2017/18 é apenas o último exemplo de uma conquista que levou milhares à Baixa do Porto. No dia que marcou o regresso à varanda da Câmara Municipal, o coração da cidade ficou ainda mais azul. Mas vários foram os títulos festejados na Avenida dos Aliados, desde as conquistas europeias de 1987 e 2004, ao exclusivo Pentacampeonato.

Muito se cantou, riu, gritou e celebrou ao longo de toda a Avenida, numa zona da cidade também umbilicalmente ligada ao FC Porto. Nada mais natural, numa cidade que respira portismo em cada esquina. A somar a isto, ali perto ficavam as antigas sedes administrativas ou o Campo da Avenida, palco de jogos de basquetebol e combates de boxe na década de 40.

Em exposição está a Medalha de Valor Desportivo – Grau Ouro atribuída ao FC Porto em 1935 para homenagear os vencedores do primeiro Campeonato Nacional disputado em Portugal num modelo comum de classificação por pontos. Foi entregue a 1 de dezembro de 1935, mas, curiosamente, não foi no edifício camarário: a homenagem realizou-se no Palácio de Cristal.

Ao longo dos anos, várias figuras ligadas ao FC Porto foram também homenageadas na Câmara Municipal, como João Pinto, Fernando Gomes ou Fernanda Ribeiro. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, por ocasião do último título conquistado, recebeu ainda a Medalha de Honra da Cidade.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.