FCP logo

FC Porto derrotado no Dragão Caixa pelo Alba Fehervar (92-96), num dos jogos do Grupo F da prova organizada pela FIBA

A vitória chegou a parecer bem encaminhada, mas fugiu no prolongamento, impedindo que o FC Porto iniciasse com a mão direita a participação na Taça da Europa da FIBA  2018/19. Na noite desta quarta-feira, no Dragão Caixa, perdeu com o Alba Fehervar, da Hungria, por 92-96, num jogo em que até esteve mais tempo na frente do marcador e em que Sasa Borovnjak (24 pontos) e Toni Prostan (21) foram os melhores marcadores do lado portista.

Na primeira parte, sobretudo os primeiros dez minutos, as duas equipas estiveram muito iguais, pouco certeiras no lançamento, desperdiçando vários ataques, pelo que andaram sempre lado a lado no marcador, com várias trocas na liderança. Seis pontos foi a maior diferença que se registou nesta altura, a favor dos terceiros classificados da Liga magiar da época passada, mas a verdade é que foi a equipa orientada por Moncho López que chegou ao intervalo na frente (41-39).

O FC Porto entrou melhor no segundo tempo, começou a ganhar ascendente, continuou a comandar o marcador e entrou no quarto período com seis pontos de vantagem. A verdade é que nos minutos finais permitiu que os húngaros reagissem, chegassem ao empate e levassem o jogo para prolongamento. No tempo extra, o Alba colocou em campo os cinco jogadores com ascendência norte-americana que integram o seu plantel e desequilibrou as contas a seu favor, impedindo uma estreia dos Dragões que, a certa altura do encontro, pareceu reunir todas as condições para ser vitoriosa.

“É difícil perder um jogo destes quando tens uma percentagem de lançamento de três pontos extraordinária, com 37 %, uma boa percentagem no ressalto ofensivo, poucos turnovers para o número de posses de bola que cada uma das equipas teve. Mas houve momentos em que o jogo não foi bom, sobretudo no último período, no momento em que por necessidade, porque alguns jogadores pediram descanso, tivemos que fazer rotação e entrámos numa má dinâmica, que permitiu ao ALBA recuperar. Começámos o prolongamento com dois turnovers e aí perdemos o jogo”, disse Moncho López no final do encontro.

A Taça da Europa regressa na próxima semana, com uma deslocação ao norte de Itália (quarta-feira, 19h30 de Portugal Continental), para defrontar o Varese, que bateu os búlgaros do Rilski Sportist (95-76) e lidera o Grupo F, a par com a formação magiar. Antes, já no sábado, às 18h30 (Porto Canal), há receção ao Terceira Basket, a contar para a terceira jornada da fase regular da Liga Portuguesa. 

FICHA DE JOGO

FC PORTO- ALBA FEHERVAR, 92-96 (a.p.)

Taça da Europa da FIBA, Grupo F, 1.ª jornada
17 de outubro de 2018
Dragão Caixa

Árbitros: Harris Bijedic (Bósnia), Chirs Dodds (Reino Unido) e James Kerry Dominique (Gibraltar)

FC PORTO: Toni Prostran (21), Ferrán Ventura (1), João Soares, Boris Barac (10) e Sasa Borovnjak (24)
Suplentes: Vladyslav Voytso, Pedro Pinto, António Monteiro (11), Miguel Queiroz (5), Keven Gomes, Pedro Bastos (3) e Will Sheehey (17)
Treinador: Moncho López

ALBA FEHERVAR: Jacobi Boykins (18), Kyron Cartwright (2), Marko Filipovity (9), Jordan Heath (9) e Peter Lorant (7)
Suplentes: Rodney Bullock (29), Peter Toth, Ivan Keller (1), Mate Varga, Balazs Peringer, Norbert Lukacs  e  Allerik Freeman (21)
Treinador: Branislav Dzunic

Ao intervalo: 41-39
Parciais: 14-13, 27-26, 22-18, 19-25, 10-14
 

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.