FCP logo

Encontro marcado na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal 2018/19

O FC Porto tem encontro marcado com o SC Vila Real na próxima sexta-feira, a partir das 20h15, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal 2018/19. Os Dragões deslocam-se ao Completo Desportivo Monte da Forca para enfrentar um velho conhecido, atualmente a disputar a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real.

Observando os 125 anos de história do FC Porto e os 98 anos de história do Sport Clube Vila Real, fundado em 1920, encontram-se vários pontos de contacto e figuras com ligações aos dois clubes. O fcporto.pt apresenta três dos maiores exemplos:

NÓBREGA
Francisco Lage Pereira de Nóbrega (na foto) nasceu em Vila Real a 14 de abril de 1942 e ficou na história com um dos melhores extremos esquerdos do futebol português. Nóbrega acumulou 277 jogos e 44 golos com a camisola principal do FC Porto, ao longo de 12 épocas consecutivas, entre 1962 e 1974. Há meio século, na final da Taça de Portugal frente ao Vitória de Setúbal, marcou o golo decisivo (2-1) para a conquista do troféu.

O avançado iniciou a sua formação no Sport Clube Vila Real antes de ingressar nas camadas jovens do FC Porto. Depois de uma época de cedência ao Tirsense, assumiu-se na equipa principal dos Dragões. Em 1974, já com 32 anos, regressou a Trás-os-Montes para representar o SC Vila Real na reta final da carreira de jogador.  Francisco Nóbrega faleceu em abril de 2012, aos 70 anos.

LIPO HERCZKA
Nascido em Budapeste (no antigo Império Austro-Húngaro), Lipo Herczka viu o seu nome perpetuado na história do Real Madrid como o primeiro treinador a sagrar-se campeão espanhol pela equipa merengue, em 1932, sem registo de derrotas. Atravessou a fronteira em 1935 para treinar o Benfica mas viria a passar pelos bancos de vários clubes portugueses, incluindo o SC Vila Real e o FC Porto.

Lipo Herczka estava a treinar o SC Vila Real quando recebeu o convite para assumir o comando técnico do FC Porto, no início de 1943. “O FC Porto, com uma época infeliz, por motivos que não me compete apreciar, passando afinal por um período tão comum às coletividades com aos homens em determinada altura da vida, queria um treinador. Contratou-me. Compreenderam os dirigentes da colectividade que eu necessitava de autonomia. Que as responsabilidades do que se fizesse deviam ser só minhas. E concederam-ma, com o que me congratulo. De contrário talvez não saísse do SC Vila Real, onde deixei grandes amigos, camaradagem e espírito de dedicação como dificilmente se encontrará”, explicou o técnico, na revista Stadium. Ficou no FC Porto até 1945, conquistando 3 Campeonatos Regionais. Faleceu em Montemor-o-Novo (onde se encontra sepultado) a 14 de março de 1951.

NORMAN HALL
Grande figura do FC Porto nos anos 20, foi capitão de equipa e um atleta de excelência. Nasceu em Inglaterra mas chegou a Portugal com apenas 8 anos. Mais tarde, iniciou um percurso brilhante no clube azul e branco, justificando o estatuto de sócio honorário do FC Porto e uma estátua à entrada do Museu portista.

Entre os 57 golos oficiais marcados com a camisola do clube, destaque para o remate certeiro frente ao Sporting (2-1), na final do Campeonato de Portugal em 1925, e os oito (!) golos no primeiro duelo entre o FC Porto e o SC Vila Real, no ano seguinte. A 9 de abril de 1926, no Campo do Covelo, Norman Hall foi a grande figura do jogo relativo à 1.ª eliminatória do Campeonato de Portugal. Balbino Silva bisou e completou o marcador (10-0). No total, 6 duelos entre FC Porto e SC Vila Real, com igual número de triunfos portistas, 35 golos marcados e apenas 2 sofridos. Reencontro marcado para esta sexta-feira.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.