FCP logo

Conheça os adversários do FC Porto Fidelidade, que este sábado começa a participação na mais importante prova de clubes de hóquei em patins

É neste fim de semana que se abre a pista para a edição 2018/19 da Liga Europeia de hóquei em patins. E como já garantiu o treinador Guillem Cabestany, o FC Porto Fidelidade parte para a mais prestigiada competição de clubes de hóquei em patins do mundo com “a máxima ambição” de reconquistar um troféu que lhe escapa desde 1990, mas que desde então tantas vezes já esteve perto de o erguer. A estreia está marcada para sábado, (15h00, Porto Canal), no Municipal de Vila Praia de Âncora, onde recebe o Saint-Omer, um dos adversários no Grupo C, também integrado por Reus e Lodi.

Saint-Omer (França)
O atual vice-campeão de França e detentor da Taça é, ao lado do Quévert e do La Vendéenne, o mais ilustre representante do hóquei em patins gaulês, que nos últimos anos tem crescido muito no panorama internacional. Fundado em 1932, o SCRA, como é conhecido, já venceu o campeonato por seis vezes e, desde o início dos anos 90 do século XX, tem sido presença assídua nas competições europeias, nas quais se estreou em 1991/92, tendo sido eliminado pelo FC Porto nos quartos de final da então Taça dos Clubes Campeões Europeus. Na época passada, disputou a Taça CERS, prova da qual foi afastado pelo Turquel, e no plantel conta com o guarda-redes português Pedro Chambell (ex-Física) e dois espanhóis, Marçal Cuenca e Jacobo Martiñan.

Reus (Espanha)
É um dos clubes mais respeitados e titulados de Espanha, cinco vezes campeão nacional, sete vezes da Europa e uma vez do mundo. Em 2017/18, foi terceiro classificado do campeonato, na Liga Europeia só não chegou à final, porque foi derrotado nas “meias” pelo Barcelona, e tinha como grande figura o avançado Raúl Marín, que esta temporada se transferiu para o Sporting. Para colmatar a perda do melhor artilheiro da Ok Liga (58 golos), o Reus Club Esportiu fez regressar ao hóquei espanhol o goleador Marc Juilá (ex-Bassano), mas ainda se reforçou com o internacional português Tiago Rafael (ex-Benfica) e César Carballeira (ex-Liceo). É treinado por Jordi García que como jogador representou os catalães durante mais de três décadas.

Lodi (Itália)
O bicampeão italiano em título é um dos emblemas com mais tradição do hóquei no país das pizzas, onde nos últimos tempos a modalidade tem atravessado algumas dificuldades. Desde 2016/17, o Amatori Wasken Lodi tem como treinador o português Nuno Resende, que comanda um plantel que tem nas fileiras o compatriota Luís Querido (ex-Óquei de Barcelos) e que no defeso perdeu um dos seus melhores, Giulio Cocco, que agora veste mais bonito, de azul e branco. Em sentido contrário, entraram o guarda-redes argentino Valentín Grimalt (ex-Quévert), o espanhol Juan Fariza (ex-Valdagno) e ainda o italiano Francesco De Rinaldis (ex-Sarzana). Esta época já ergueu a Supertaça, um troféu que em Portugal o FC Porto Fidelidade também já conquistou, diante do Sporting.

Calendário

1.ª jornada (20/10/18, 15h00)
FC Porto Fidelidade-Saint Omer

2.ª jornada (17/11/18, 16h00)
Reus-FC Porto Fidelidade

3.ª jornada (01/12/18, 15h00)
FC Porto Fidelidade-Lodi

4.ª jornada (19/01/19, 16h00)
Lodi-FC Porto Fidelidade

5.ª jornada (16/02/19, 16h00)
Saint Omer-FC Porto Fidelidade

6.ª jornada (09/03/19, 20h00)
FC Porto Fidelidade-Reus

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.