FCP logo

Equipa de Sérgio Conceição chega a 2019 em quatro frentes, depois de estabelecer um novo recorde de vitórias na história do clube

Vencer para garantir a presença na Final Four da Taça da Liga. Vencer para estabelecer um novo recorde na história do clube. Vencer para terminar 2018 da melhor forma. Vencer para entrar em 2019 com legítimas aspirações em quatro frentes (Liga, Liga dos Campeões, Taça de Portugal e Taça da Liga). O FC Porto de Sérgio Conceição fez o pleno, após uma exibição em crescendo no Estádio do Jamor, frente ao Belenenses. Marega e Soares garantiram o triunfo por 2-1.

Pelo quinto jogo consecutivo nas competições nacionais, os Dragões entraram a perder e demonstraram capacidade de resposta. Com uma grande segunda parte, o FC Porto ultrapassou o Belenenses, terminou no primeiro lugar do Grupo C da Taça da Liga e marcou encontro com o Benfica nas meias-finais, a 22 de janeiro de 2019, em Braga.

Sérgio Conceição tinha alertado para o efeito positivo que a ausência de pressão sobre o Belenenses poderia provocar. De facto, a equipa lisboeta apresentou-se no Estádio do Jamor sem complexos e determinada a deixar uma boa imagem na despedida de 2018.

Silas preparou um Belenenses em 5x3x2, com forte presença na zona central, e o FC Porto demorou a adaptar-se a esse cenário. O golo de Reinildo, ao quarto minuto de jogo, premiou o bom arranque da equipa local.

Com Vaná (titular na Taça da Liga) e Bruno Costa (estreia na época 2018/19) no onze, os campeões nacionais tiveram de adequar a estratégia para garantir superioridade sobre o adversário em zonas fulcrais do terreno de jogo. Após o primeiro quarto-de-hora, já com Jesús Corona a aproximar-se de Marega e Bruno Costa a fechar à direita, o FC Porto tomou conta do jogo.

Bruno Costa deu o primeiro aviso (20m) mas seriam Jesús Corona e Moussa Marega a protagonizar os maiores lance de perigo na etapa inicial do encontro. O internacional mexicano ficou perto do golo em três lances (26m, 28m e 36m), enquanto o maliano atirou ao lado em duas ocasiões (31m e 37m). Mesmo sem deslumbrar, a equipa portista criou oportunidades suficientes para chegar ao intervalo com outro resultado.

O treinador do FC Porto não queria perder mais tempo e apostou em duas substituições ao minuto 39. Maxi Pereira e Bruno Costa deram os seus lugares a Hernâni e Soares, com Jesús Corona a recuar para o lado direito da defesa.

Os campeões nacionais entraram com a atitude desejada na etapa complementar e garantiram rapidamente mais uma reviravolta. Marega correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Brahimi (53m) e Soares, na sequência de um livre apontado por Alex Telles, assinou de cabeça o 2-1. Mais um golo vindo do banco de suplentes.

O Belenenses não conseguia anular a superioridade portista e os Dragões mantinham a pressão sobre a baliza de Mika, procurando ampliar a margem. Brahimi rematou às malhas laterais (77m), após cruzamento de Hernâni, Soares atirou ligeiramente ao lado em dois lances (82m e 85m) e Hernâni (88m e 90m) e Adrián López (89m) obrigaram Mika a excelentes defesas. Claro sinal mais do FC Porto no Estádio do Jamor. O final do encontro chegou sem alterações no cenário: vitória justa e apuramento garantido para a Final Four da Taça da Liga.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.