FCP logo

Argelino celebra o seu aniversário esta sexta-feira

O Mundial do Brasil apresentou-o ao mundo portista. E a contratação foi oficializada no final de julho de 2014. Yacine Brahimi tornava-se o terceiro argelino a vestir a camisola azul e branca, depois de Madjer e Ghilas, seu colega nesse torneio brasileiro.

Para trás ficava o Granada, seu clube por duas temporadas em Espanha, para não falar do Rennes, onde se fez jogador e de onde saiu para o mundo. Como sénior, o FC Porto já é o clube gravado mais intensamente na carreira de Brahimi. Vai na quinta temporada.

Frente ao Belenenses, na semana passada, marcou o golo 50 de dragão ao peito, numa história que começou a escrever-se frente ao Lille, ao terceiro jogo, na pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões 2014/15.

Mostrou, desde cedo, apetência para os jogos da Champions, com a estreia na fase de grupos, frente ao BATE Borisov a ficar para a história: três golos na goleada de 6-1. O único hat-trick da carreira.

Marca muitos golos mas prefere-os bonitos. Deixou amostras em vários estádios, como Aveiro, decidindo um Tondela-FC Porto, ou Paços de Ferreira, num duelo para a Taça da Liga na época passada, sem esquecer a casa mãe, o Dragão, onde já se viu um pouco de tudo. Remates fulminantes, tiros ao ângulo e até desvios de calcanhar. Uma especialidade argelina, pelos vistos...

Na temporada passada acrescentou, finalmente, o que faltava no currículo na passagem pelo FC Porto: títulos. Tamanho talento merecia ficar eternizado. Ajudou à conquista do campeonato nacional, marcando no jogo da consagração, frente ao Feirense, em mais um belo momento para o currículo. Marcou, também, na decisão da Supertaça, no início desta época, ajudando a virar o jogo a favor do FC Porto.

Aos 29 anos, Brahimi ainda tem mais metas pela frente esta época. Colecionar mais troféus, claro, mas também bater o recorde de jogos (49, em 2017/18) e golos (13, em 2014/15).

Para alguém habituado a tornar evidente o que parece impossível, nem parece, de todo, complicado. É esperar para ver. E desfrutar, enquanto isso. Até lá, ficam os parabéns.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.