FCP logo

Nova sala de exposições temporárias reforça Museu FC Porto como centralidade cultural de referência

Concebido para receber exposições temporárias, o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM) é inaugurado esta sexta-feira, pelas 18h30, reforçando a centralidade do Estádio do Dragão nos segmentos de referência culturais portuenses. Localizada no Museu FC Porto e com identidade corporativa concebida pelo Atelier D’Alves, a sala abre portas ao público no sábado, revelando já toda a matriz do projeto.

O EJEM dispõe de um Conselho de Programação para aprovar os eventos a realizar na sala, que tem calendário próprio. Miguel von Hafe Pérez (Coordenação Executiva), Hélder Pacheco, Isabel Pires de Lima (Fundação de Serralves), João Espregueira Mendes, João Fernandes (Museu Nacional Rainha Sofia), Jorge Nuno Pinto da Costa, Mafalda Magalhães (Museu FC Porto), Nuno Vassallo e Silva (Museu Calouste Gulbenkian) e Rui Reis integram este órgão.

Outra linha é o estabelecimento de parcerias com várias instituições, sejam locais, de âmbito nacional ou estrangeiras, para reforçar prestígio e dimensão no segmento cultural e artístico da cidade e do País. Nesse sentido, o EJEM alinha-se com a missão e as funções do Museu, já reconhecido com o Prémio Inovação e Criatividade de 2015 pela Associação Portuguesa de Museologia e a nomeação para EMYA – Museu Europeu do Ano de 2016.

“O EJEM é um inovador encontro de ideias entre o Museu FC Porto e a família Espregueira Mendes. A inauguração desta sala acentua a posição do Museu como interveniente ativo e dinâmico na divulgação da Cultura e da Arte, obedecendo aos princípios de multidisciplinaridade que nos distinguem como inspiração para outras instituições e projetos, nacionais e estrangeiros”, refere Mafalda Magalhães, diretora do Museu FC Porto.

João Espregueira Mendes, por sua vez, destaca: “O entusiasmo de várias gerações da nossa família pela cultura e pelas artes, especialmente as artes decorativas, bem como pelo desporto e pelo FC Porto, motivaram o desenvolvimento deste projeto, que presta homenagem à memória de João Manuel Espregueira Mendes, pioneiro da traumatologia desportiva portuguesa, que dedicou a sua vida aos doentes, à Cidade Invicta e ao Futebol Clube do Porto. A arte, a cultura e o desporto encontrarão diálogo e convergência neste espaço, que se pretende de descoberta e originalidade, onde os visitantes possam contemplar, interagir e fruir de uma nova proposta cultural na cidade”.

Quanto à programação do EJEM, Miguel von Hafe Pérez observa a intenção de “fomentar a acessibilidade a bens culturais e patrimoniais a um público alargado”, pensando, por exemplo, “no público escolar”. Por outro lado, a abertura deste espaço reflete “a importância do Porto como centralidade fundamental no desenvolvimento cultural do País, e do FC Porto como entidade aberta à cultura contemporânea, à educação artística e à valorização humana e social”, sem esquecer que o gesto de “um membro destacado da sociedade civil, João Espregueira Mendes, reitera aquilo que de melhor se tem consolidado no nosso plano cultural, como o caso de Serralves, exemplo paradigmático de uma parceria”.  

“Curiosidade Vertical” marca a abertura do EJEM e parte do olhar de um colecionador particular sobre a presença da cultura portuguesa em diferentes geografias e objetos. A viagem pelas formas é testemunho da influência e capacidade de diálogo com uma universalidade cosmopolita e definidora de um sentir transecular que nos distingue como eternos viajantes. A entrada é livre e o evento decorre até 31 de agosto de 2019.

Relacionado com

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.