FCP logo

Sérgio Conceição não acredita em dificuldades reduzidas na deslocação a Santa Maria da Feira

O FC Porto espera dificuldades em Santa Maria da Feira, frente ao último classificado da Liga, na 25.ª jornada da prova. Sérgio Conceição diz que os campeões nacionais têm de se apresentar ao mais alto nível para garantir os três pontos frente ao Feirense, este domingo (20h00). Na conferência de imprensa, o treinador também abordou questões como as substituições no jogo frente à Roma ou as opções iniciais no clássico.

Mudar o chip e pensar no campeonato
“Temos de mudar o chip, como se costumar dizer. Temos de nos focar no mais importante para nós, que é o campeonato. Vimos de um jogo muito intenso, que provocou nos jogadores um desgaste muito grande, mas nós temos um departamento médico e pessoas que trabalham muito bem na recuperação dos jogadores. Amanhã temos de estar ao mais alto nível, frente a uma equipa que encara cada jogo como uma final, como nós. Vê o jogo de amanhã como mais uma oportunidade de somar pontos na sua luta. Queremos ir a Santa Maria da Feira e trabalhar para garantir os três pontos.”

Resultados anteriores pouco importam
“É verdade que não ganham há muito, não estão num momento fácil e é uma pena porque o Feirense parece-me um clube organizado, com um estádio à medida. Gosto de estádios sem muitos lugares vazios, em que haja um bom ambiente. Acho que o Feirense faz falta à Liga mas está num momento difícil. Isso de não ganhar desde o jogo com o Vitória ou os golos que sofre, tudo se esquece quando o árbitro apita. A motivação de defrontar o campeão nacional é sempre grandíssima e cada ponto, à medida que o final se aproxima, é cada vez mais importante, para eles que estão no último lugar e para nós que lutámos pela conquista do campeonato.”

As substituições de Jesús Corona e Soares frente à Roma
“Cada um pode opinar aquilo que lhes apetecer. Alguns têm uma caneta e escrevem, às vezes por arrastamento, por aquilo que ouvem. Muitas vezes vocês não sabem de situações que se passam. Um jornalista que está a ver um jogo não pode estar cego a ver apenas a bola, a sua visão peripécia deve ajudar a perceber o que se faz. Ouvi dizer que o ouro saiu do banco mas que mexi mal na equipa. Mas que estupidez é esta? O Corona levou uma anestesia local no pé, ao intervalo, estava a fazer um sacrifício enorme. Lembram-se como é que o Corona acabou o clássico, depois daquela entrada do Samaris? Quanto ao Tiquinho, ele fez duas vezes sinal para o banco a pedir para sair.”

As apostas em Manafá e Adrián no clássico
“Ouvi críticas às opções por Manafá e Adrián López no clássico. Vamos lá ver. Nos três jogos anteriores, com o Vitória de Setúbal, o Tondela e o Sporting de Braga, onde sofremos zero golos, o Manafá foi elogiado por toda a gente. Isto depois da atitude do jogador que estava a fazer aquela posição na semana anterior. Tenho de ser coerente no balneário. Depois, face ao que foi a prestação do Tiquinho contra o Braga, o Adrián dava-me mais garantias para o que eu queria para o jogo. O Tiquinho dá-me outras coisas. Devem dar o benefício da dúvida a quem está aqui e que há mais de um ano e meio trabalha com estes jogadores. Alguém quer ganhar mais que eu ou que os jogadores? As coisas são pensadas. Não resultou? Isso depois já é outra questão, mas tudo é pensado O que vi do Adrián López até sair foi muito positivo. O que o Manafá fez até ao jogo com o Benfica foi muito positivo.”

O estado emocional e o não à hipocrisia
“O estado emocional é sempre o melhor na vertente competitiva, estamos sempre preparados para os desafios que nos aparecem à frente. Se me pergunta se estamos satisfeitos por perder um clássico, obviamente que não. Aqui ninguém gosta de perder. Mas também ouvi coisas sobre o cumprimento ou não do treinador a um jogador, algo completamente ridículo. Cumprimento ou não cumprimento de um treinador a um jogador, é completamente ridículo. No final do jogo estou preocupado com os meus jogadores, não com os rivais. Ali estou a defender o FC Porto, ponto. Ou tenho de ir dar beijinhos e abraços aos rivais? Não sou hipócrita, ponto. Mas posso dizer que jogador em questão, no ano passado, esteve em minha casa a passar férias. E pode ir de novo este ano, só tem de pagar a viagem. Voltando à questão: neste momento, o sorriso não é grande, claro. Espero que seja maior amanhã. Depois de lutar muito, trabalhar muito para conseguir os três pontos.”

A falta de agressividade no clássico
“Confirmo essa falta de agressividade no jogo com o Benfica, foi uma das questões faladas com os jogadores. Não é normal.”

O desgaste de um jogador como Herrera
“O que o jogador como o Herrera faz é um trabalho de recuperação mas também de preparação para este jogo, que poderá ser em vídeo, sempre complementado com trabalho de campo. A recuperação e a preparação do próximo jogo estão sempre associadas.”

Jesús Corona renovou até 2022
“Fico extremamente satisfeito com a renovação do Corona. É um jogador que tem muita qualidade, que tem vindo a ter a regularidade que nós queríamos e que, na forma que eu vejo as coisas, melhorou muito, também porque o estado emocional dele nesta altura é muito mais estável. Temos um jogador acima da média. Está o Corona de parabéns e está o FC Porto porque renovou com um excelente jogador.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.