FCP logo

Dragões estiveram a perder por 26 pontos frente à Oliveirense, no Dragão Caixa, mas venceram por 81-79 na 4.ª jornada da 2.ª fase da Liga

O FC Porto bateu esta quinta-feira a Oliveirense (81-79), no Dragão Caixa, em jogo referente à 4.ª jornada da 2.ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os Dragões seguem na terceira posição da tabela, com 46 pontos, menos quatro do que a Oliveirense e menos dois do que o Benfica.

A primeira parte deste encontro foi, muito provavelmente, a pior do FC Porto esta época. Após os primeiros dez minutos, a vantagem da Oliveirense era já de 16 pontos (26-10), e a diferença acentuou-se até ao intervalo, que chegou com a equipa de Oliveira de Azeméis a vencer por 48-25. Exibição para esquecer dos Dragões até aqui.

O FC Porto que recolheu aos balneários não foi o mesmo que regressou para a etapa complementar. Os Dragões transfiguraram-se e protagonizaram um terceiro período demolidor, estabelecendo um parcial de 34-13 que deixou tudo por decidir nos derradeiros dez minutos. Depois do 5-0 a abrir o encontro, só a 32 segundos do fim o FC Porto voltou à liderança do marcador.

Os instantes finais foram verdadeiramente emocionantes, mas premiaram a recuperação épica encetada pelo coletivo portista, que ao intervalo parecia derrotado aos olhos de todos. A diferença chegou a ser de 26 pontos, mas os Dragões não se renderam. Will Sheehey (21 pontos e 9 ressaltos), Pedro Pinto (14 pontos), Sasa Borovnjak (12 pontos e 8 ressaltos) e Miguel Queiroz (11 pontos) foram os melhores marcadores portistas, mas Ferrán Ventura também brilhou em momentos decisivos.

“Não entrámos bem no jogo, por mérito da oliveirense. Na primeira parte, jogou-se como a Oliveirense quis, e isso é mérito deles. Ajustámos coisas durante o intervalo e um jogo de basquetebol tem 40 minutos. O terceiro período foi muito bom e o jogo abriu novamente. Podia ter vencido a Oliveirense, mas felizmente fomos nós a vencer. Voltámos a mostrar que temos capacidade para vencer a Oliveirense, mas vamos sentir sempre tremendas dificuldades contra eles”, afirmou o treinador Moncho López, no final da partida, em declarações ao Porto Canal.

Os azuis e brancos voltam a entrar em campo no próximo domingo, no Pavilhão da Luz, frente ao Benfica. O clássico, da 5.ª jornada da 2.ª fase do campeonato, inicia-se às 15h00 e tem transmissão em direto na RTP 2.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-OLIVEIRENSE, 81-79
Liga Portuguesa de Basquetebol, 2.ª fase, 4.ª jornada
4 de abril de 2019
Dragão Caixa

Árbitros: Fernando Rocha, Paulo Marques e Nuno Monteiro

FC PORTO: Brad Tinsley, João Soares (9), Will Sheehey (21), Will Graves (6) e Sasa Borovnjak (12)
Suplentes: Pedro Pinto (14), Ferrán Ventura (8), Vlad Voytso, Miguel Queiroz (11), António Monteiro, Pedro Bastos e Diogo Araújo
Treinador: Moncho López

OLIVEIRENSE: José Barbosa (9), James Ellisor (12), Travante Williams (11), Marc-Eddy Norelia (10) e Marko Loncovic (11)
Suplentes: Eric Coleman (6), André Bessa (7), João Guerreiro (5), Francisco Albergaria, Renato Azevedo, Rui França e João Balseiro (8)
Treinador: Norberto Alves

Ao intervalo: 25-48
Parciais: 10-26, 15-22, 34-13, 22-18

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.