FCP logo

Mostra temporária abre portas no dia 23 de agosto e prolonga-se até ao final de outubro

‘A Casa de Luanda no Porto’ é a nova exposição temporária a visitar no Museu FC Porto a partir do dia 23 de agosto. A mostra, organizada pela Casa do FC Porto de Luanda, transporta história, arte e desporto com identidade angolana e azul e branca para a centralidade cultural do Estádio do Dragão, prolongando-se até ao final do próximo mês de outubro e reforçada através de programação no Museu. 

A exposição é organizada pela Casa do FC Porto de Luanda e o Museu FC Porto associa-se como espaço anfitrião, mas sem deixar de desenvolver e participar em iniciativas paralelas ao evento. A música fará parte da agenda inspirada na mostra, que reúne artistas e outros agentes de relevo no quotidiano cultural, social e desportivo de Angola e segue, ao mesmo tempo, a pegada azul e branca nas memórias do país e vice-versa.

O Museu também recebe um ciclo de conferências no Auditório Fernando Sardoeira Pinto, onde o jornalista Júlio Magalhães e o historiador Joel Cleto vão moderar quatro conversas subordinadas a temas transversais aos conteúdos da exposição. Assim, nos dias 5 e 19 de setembro, a partir das 21 horas, “O Desporto e a ligação Angola/Portugal” e “Porto e Luanda, história de uma longa relação” serão, respetivamente, o objeto de debate. Depois, a 3 e 25 de outubro, no mesmo horário, “Relações Económicas e Investimento” e “A Música e a Literatura” vão precipitar o diálogo entre moderadores e convidados.

Patente na Sala Multiusos, a mostra temporária assinala os 20 anos da inauguração oficial Casa do FC Porto de Luanda e integra, ainda, o programa de celebrações dos 125 anos do clube, iniciado em setembro do ano passado. Trata-se de uma iniciativa cultural com o intuito de divulgar a história e cultura angolanas, ao mesmo tempo que reforça a ligação entre duas cidades geminadas: Luanda e Porto.

O caráter inédito do evento sublinha, por isso, as afinidades entre o FC Porto e Angola ao longo dos tempos e vinca, em Portugal, a marca empreendedora do povo angolano, mergulhando em mais de 500 anos de ligações históricas entre os dois territórios.

Inaugurada a 23 de agosto e a decorrer até ao final de outubro (entrada livre), a exposição ‘A Casa de Luanda no Porto’ abraça ainda outras iniciativas, destacando-se a realização de um concerto na Casa da Música, no grande auditório da Sala Guilhermina Suggia, na noite de 10 de outubro. Mais informação sobre a exposição e a respetiva programação paralela disponível através da Casa do FC Porto de Luanda e em www.museufcporto.pt.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.