FCP logo

Este sábado celebra-se o 16.º aniversário da nossa casa

Este sábado, dia 16 de novembro, o Estádio do Dragão faz 16 anos. Inaugurado em 2003, o sucessor do Estádio das Antas já assistiu à conquista de 24 títulos: oito Supertaças, nove Campeonatos, quatro Taças de Portugal, uma Liga Europa, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental. São muitas e boas as histórias que o Estádio do Dragão já tem para contar com 16 anos de vida. Por isso, há números e registos que tem de conhecer.

Ao sentar-se por 89 vezes no banco do FC Porto, Jesualdo Ferreira é o treinador com mais jogos no Estádio do Dragão. Sérgio Conceição, o atual treinador portista, soma 62 jogos e segue na segunda posição. No primeiro lugar da lista de jogadores com mais jogos continua Helton: com a camisola do FC Porto, o guarda-redes brasileiro defendeu as balizas do Estádio do Dragão em 159 ocasiões. No que diz respeito ao ataque, Jackson Martínez é o mais concretizador de sempre, com 49 golos marcados no recinto portista.

No capítulo das assistências, Ricardo Quaresma continua a liderar, com 37, mas Alex Telles é uma ameaça real ao antigo extremo portista, pois já contabiliza 33 passes para golo no Estádio do Dragão. Por falar em golos, o primeiro de sempre do recinto foi apontado por Derlei, no jogo de inauguração frente ao Barcelona que marcou a estreia de um tal de Lionel Messi na equipa principal dos catalães. Ainda assim, o primeiro golo em jogos oficiais foi assinado por Maniche, 83 dias depois da inauguração.

A 15 de agosto de 2014, Rúben Neves tornou-se o jogador mais jovem a marcar no Estádio do Dragão, ao abrir caminho a uma vitória sobre o Marítimo (2-0). Na altura, o médio que agora joga no Wolves, de Inglaterra, tinha 17 anos, cinco meses e dois dias, mas esse recorde foi batido esta época por Fábio Silva, autor do último golo no triunfo sobre o Famalicão (3-0). Com 17 anos, três meses e oito dias, Fábio Silva tornou-se assim o jogador mais jovem a marcar no Estádio do Dragão.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.