FCP logo

O Museu começa 2020 a fazer a diferença com a iniciativa Nesta Casa Mora o Dragão. Um novo talento é o convidado do Dar Letra à Música, há Natal até aos Reis e até as exposições de arte são à medida da programação para as famílias

Nesta Casa Mora o Dragão é um projeto original do Museu FC Porto, pensado para envolver as Filiais e Delegações do FC Porto e disseminar memória e azul e branca por diferentes localidades e públicos. A iniciativa resulta numa exposição temporária de objetos, documentos e fotografias saídos das coleções do Museu e estreia-se em Espinho no dia 24, após passagens marcantes pelo Marco de Canaveses e Alfândega da Fé.

A galeria do Centro Multimeios de Espinho acolhe este evento, que tem o apoio da Câmara Municipal de Espinho e, naturalmente, a colaboração da Casa do FC Porto de Espinho, a celebrar 20 anos de existência. Tal como nas edições anteriores, Nesta Casa Mora o Dragão também observa relação entre o FC Porto e as gentes locais através de factos, figuras e/ou curiosidades que fazem parte dos mais de 126 anos de história do clube. A exposição temporária é dirigida a todas as idades e a entrada é livre.

Janeiro também é um mês de tradições populares e o Dar Letra à Música (DLAM), à boa maneira destes serões de conversa, canções e humor, ajuda a cumprir esse destino. Ou seja, no dia 23, canta-se o Janeiro, que é só um dos fortes nomes emergentes da nova música portuguesa e criador das Janeiro Sessions, com episódios ainda preservados no You Tube e convidados tão ilustres como Miguel Araújo, Salvador Sobral e Ana Bacalhau. Na noite do DLAM, e além da participação no Festival da Canção da RTP de 2017, a convite de Sobral, há o álbum frag.men.tos para explorar e, possivelmente, algumas novidades para conhecer com Janeiro.

A Campanha de Natal prolonga a magia da quadra até ao Dia de Reis, proporcionando oportunidades imperdíveis de realizar o Tour FC Porto. Pelo custo de três é possível adquirir quatro visitas Museu + Estádio do Dragão ao abrigo desta iniciativa, que também inclui a App Museu & Tour, carregada de conteúdos exclusivos. Esta campanha é uma excelente opção para descobrir ou regressar ao Coração do Porto nos primeiros dias de 2020 e no início de mais um mês rico em eventos particularmente dirigidos às famílias, como a Música com Dragõezinhos (dia 5) e as Histórias para Dragõezinhos (dia 25).

A oficina aberta O Conto dos Reis Magos Pela Ponta dos Dedos (dia 5) e o envolvimento do Serviço Educativo na programação associada às exposições temporárias Cintilações: obras maiores do séc. XX português na coleção Ilídio Pinho (Espaço João Espregueira Mendes – EJEM) e Sentir o Oceano (pintura de Catarina Machado, Sala Multiusos) dão lugar a um conjunto de propostas para todas as idades, com visitas orientadas e atividades pedagógicas e divertidas em agenda. Como a escolha pode ser difícil, estes eventos distribuem-se ao longo de todo o mês, permitindo que se possa participar em tudo.

No Museu, a partilha de memória é fundamental e 2020 começa com evocações de momentos e figuras incontornáveis na história portista. O Objeto do Mês (dias 1 a 31) apresenta no Hall um kimono de Alexandre Paiva, que introduziu o Yoseikan Budo no clube. Mas no dia 7, assinala-se 35 anos da morte do Mestre José Maria Pedroto com uma aula especial conduzida pelo professor José Neto e dirigida a alunos das licenciaturas e mestrados em Desporto do Instituto Universitário da Maia (ISMAI).

Entretanto, e já no dia 13, o auditório Fernando Sardoeira Pinto é o camarote VIP com vistas para o relvado do Estádio das Antas, onde, em janeiro de 1988, o FC Porto conquistou a Supertaça da UEFA. A projeção do jogo do título é perfeita para inspirar uma visita à exposição permanente, onde o troféu também cintila com o orgulho de ser o único que existe em Portugal.

Consulte a programação completa e mais informações em www.museufcporto.pt.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.