FCP logo
0

Lateral celebra o seu aniversário

Só agora, oficialmente, Tomás Esteves atinge a idade adulta, mas já tem tanto para contar. O lateral do FC Porto, natural de Aboim das Choças, em Arcos de Valdevez, é uma das grandes promessas saídas da formação nos últimos anos, integrando desde o início da temporada e antes dos 18 anos que agora cumpre, o plantel de Sérgio Conceição.

Nascido a 3 de abril de 2002, poucos meses antes do início de uma época histórica para o FC Porto com a conquista da primeira Taça UEFA do futebol português, Tomás do Lago Pontes Esteves começou a jogar futebol de 7 noutro ano de ouro para o FC Porto: a época 2010/11 onde foram conquistados quatro troféus, entre eles a Liga Europa.

Tomás representava o clube da terra, a Associação Desportiva e Cultural Aboim/Sabadim. Apesar da tenra idade (apenas 9 anos), o talento começava a emergir e logo no ano seguinte mudou-se para o FC Porto. Seria o primeiro de nove anos, a contar com o atual, a vestir de azul e branco.

O processo de evolução foi exponencial e com 16 anos, Tomás Esteves era já figura de proa da equipa de SUb-19 que, na temporada transata, venceu o campeonato nacional e conquistou a UEFA Youth League. Foi como campeão europeu, de resto, que integrou o plantel da equipa principal e se estreou no jogo com o Casa Pia, para a Taça da Liga.

Esta temporada, Tomás Esteves já representou três equipas diferentes: Sub-19, Equipa B e equipa principal, onde recebeu a mítica camisola com o número 2. Apesar de ser um lateral de vocação marcadamente ofensiva, procura ainda o primeiro golo como sénior que, a julgar pela forma como foi queimando etapas na evolução, certamente não irá tardar.

Muitos parabéns.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.