FCP logo

Médio celebra o seu aniversário

Sérgio Oliveira é um talento precoce e é, ao mesmo, tempo, um talento que se vem confirmando ano após ano, numa carreira que, mesmo tendo passado por outras paragens, nunca deixou de ter o azul e branco do FC Porto como epicentro.

Afinal de contas, falamos de alguém que, com 17 anos, quatro meses e quinze dias, entrou para a história do FC Porto num jogo da Taça de Portugal frente ao Sertanense. Sérgio Oliveira  tornou-se, naquele 18 de outubro de 2009, o mais jovem jogador de sempre a vestir a camisola do clube, batendo o recorde que pertencia a Fernando Gomes.

Sérgio Miguel Relvas de Oliveira nasceu a 2 de junho de 1992, em Paços de Brandão. Foi no clube local que deu os primeiros pontapés na bola, ainda em tenra idade, na viragem do milénio. O talento levou-o, rapidamente, ao FC Porto. De 2002 a 2009 percorreu os escalões de formação portistas, até chegar a tal oportunidade, em jogo no Dragão, pela mão de Jesualdo Ferreira.

Além desse jogo da Taça, fez mais três na Taça da Liga na época 2009/10, mas o talento precisava de mais espaço para crescer e a solução encontrada foi o empréstimo. Seguiu para o Beira-Mar, para ganhar rodagem, depois para o Mechelen, da Bélgica e, por fim, o Penafiel, antes do regresso, em 2012, para o FC Porto B. Já tinha muito que contar e apenas 20 anos de vida.

Em 2013/14, a primeira grande rutura da carreira. Desligou-se do FC Porto e assinou pelo Paços de Ferreira. O FC Porto, contudo, nunca o perdeu de vista e, dois anos depois, regressou. A 3 de fevereiro de 2016 marcou pela primeira vez pela equipa principal, curiosamente também na Taça de Portugal, num jogo em Barcelos, frente ao Gil Vicente.

A utilização intermitente levou-o a desejar, novamente, mudar de ares. Mudou-se para o Nantes, por empréstimo, conhecendo Sérgio Conceição. Quando chegou ao FC Porto, na época seguinte, o técnico indicou o seu regresso e Sérgio Oliveira viria a tornar-se jogador fulcral na conquista do título, com 27 jogos e quatro golos, um deles no jogo da festa, frente ao Feirense.

O currículo foi ganhando forma. Somou-lhe a Supertaça no verão de 2018 e, depois, a Liga e Taça da Grécia, ao serviço do PAOK, onde terminou a temporada passada por empréstimo.

Voltou ao FC Porto em 2019/20 e, mesmo tendo sofrido uma lesão no início da época que lhe roubou minutos, soube recuperar o lugar de destaque que parece destinado a ocupar, somando jogos e golos importantes, com aquele que abriu o caminho à vitória sobre o Benfica, no Dragão, a ser um dos mais importantes.

Sérgio Oliveira é ainda internacional A, além de vice-campeão do mundo de Sub-20 e da Europa, em sub-19.

Muitos parabéns.

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.