Avançado celebra o seu aniversário
E depois de tanto caminho percorrido e tanto para contar, Fábio Silva chega à idade adulta. O avançado português estará de parabéns este domingo, completando 18 anos de vida, depois de um ano em que bateu vários recordes de precocidade no FC Porto.
O mais jovem jogador a representar o FC Porto no campeonato e nas provas europeias, foi, também, o mais jovem a marcar pelo clube, o mais jovem a marcar no Dragão e o mais jovem a marcar no campeonato. Uma série de recordes onde Fábio Silva inscreveu o seu nome, no caminho até à mais apetecível das conquistas: o título de campeão nacional conquistado na última quarta-feira.
Nasceu a 19 de julho de 2002, estava José Mourinho a preparar o FC Porto que dominaria Portugal e a Europa. Cresceu numa família onde o futebol é tema sempre presente, ou não fosse filho de Jorge Silva, jogador que se destacou no Boavista e Beira-Mar, entre outros. Ao contrário do pai, que atuava como defesa ou médio defensivo, Fábio mostrou desde cedo talento e pontaria para fazer a diferença no ataque. Fixou-se como ponta de lança e foi ao ritmo do golo que cresceu até ao ponto que hoje se conhece.
Portista de coração, Fábio teve uma passagem pelo Benfica no escalão Iniciados, mas voltaria ao FC Porto em 2017, com direito a receção especial. Fernando Gomes apadrinhou o retorno e Fábio não ficou indiferente: “O FC Porto é o clube que gosto, o clube que amo, estou muito contente por regressar. Receber esta camisola do Fernando Gomes e ser recebido desta forma no FC Porto é muito bom.”
No primeiro ano de juvenil marcou 31 golos em 33 jogos pelo FC Porto e saltou de imediato para os juniores. A época 2018/19 foi de sonho, ajudando à inédita conquista da Youth League a que juntou o título de campeão nacional. Marcou 33 golos em 39 jogos: melhor marcador do campeonato tanto na fase regular (zona norte), como no apuramento de campeão.
Os números não deixaram Sérgio Conceição indiferente. Quis vê-lo de perto ao longo da pré-temporada e integrou o plantel, participando, até ao momento, em 20 jogos e marcando 3 golos: um no campeonato e dois na Taça de Portugal.
Dragão de Ouro para Atleta Revelação, Fábio Silva é uma das maiores promessas do futebol portista que caminha a passos largos para ser uma certeza. O tempo o dirá. Mas a precocidade que mostrou até agora deixa a entender que não vai ser preciso esperar muito...
Muitos parabéns.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.