FCP logo

Equipa de andebol do FC Porto empatou a 25 na Macedónia, frente ao HC Vardar

Os andebolistas do FC Porto saíram de Skopje com um ponto. No reduto do detentor em título da Liga dos Campeões, os Dragões empataram 25-25 numa partida que chegou a estar ao alcance dos campeões nacionais. Frente ao HC Vardar, na quinta jornada da prova rainha do andebol europeu, os Dragões iniciaram bem a quinta jornada da Champions e, mesmo tendo saído a perder para o intervalo, fizeram uma primeira parte positiva em que chegaram a estar a ganhar por quatro golos. No segundo tempo, a equipa da casa mostrou maior calculismo e frieza. Mesmo assim, os azuis e brancos tiveram a vitória na mão e só uma sequência de ataques confusos dos dois lados colocou o Vardar na frente. Divina ou não, os poucos adeptos presentes no Sport Center Jane Sandanski viram a justiça ser feita mesmo em cima da buzina, quando o coletivo portista igualou o marcador a 25 e garantiu que trazia um ponto na bagagem de regresso a Portugal.

O FC Porto entrou na partida e logo mostrou que o bom nível competitivo verificado na jornada anterior, frente ao Pick Szeged, era para manter. Com um gesto técnico de alto gabarito, André Gomes abriu a contagem para os visitantes que, aos seis minutos, viam Victor Iturriza ser excluído pela segunda vez, o que debilitava seriamente o jogo interior portista dos dois lados do campo. Mesmo assim, e muito graças a cinco defesas comprovativas do excelente momento de forma vivido por Nikola Mitrevski, os Dragões arrecadaram uma vantagem de quatro golos. A partir daí, uma série de erros técnicos no sete contra seis fez desaparecer o avanço portista e permitiu que o guardião macedónio fosse juntando o seu nome à lista de marcadores em três ocasiões distintas. Apesar de, em grande parte do primeiro tempo, ter demonstrado grande solidez defensiva, o conjunto de Magnus Andersson permitiu que o Vardar se recolocasse a ganhar mesmo em cima do apito para o descanso.

Após o intervalo quem dominou foi o equilíbrio. Enquanto o Vardar primava pela eficácia ofensiva, o FC Porto apresentava um bloco defensivo coeso e, do outro lado do campo, era Fábio Magalhães o Dragão em maior destaque. Pese embora alguns momentos menos boms que levaram ao dilatar da vantagem dos campeões da Europa, os andebolistas da Invicta nunca baixaram os braços. A boa entrada de Alfredo Quintana no jogo e o reaparecimento de André Gomes foram decisivos para recolocar os portistas no comando à entrada para os derradeiros dez minutos. Só que, nos últimos cinco, a elevada intensidade que havia levado a que os ataques dos da casa não surtissem efeito desapareceu, os macedónios empataram numa desatenção defensiva portista e logo de seguida estiveram a ganhar por um. Com alguma sorte e muito trabalho, os campeões nacionais beneficiaram da posse de bola final e conseguiram igualar a contenda a 25, num remate de António Areia que Borko Ristovski não conseguiu defender.

“Foi um jogo muito duro. Estamos muito cansados. Estou feliz com a conquista de um ponto no último segundo, mas também estou desapontado porque merecíamos ganhar hoje. Tivemos muitas boas oportunidades, lutámos bastante, mas tivemos pouca sorte nos momentos importantes. Claro que, marcando no último segundo, não nos podemos queixar muito”, declarou Magnus Andersson após o apito final.

No fim de semana, os Dragões viajam até ao Sul para disputarem nova ronda do campeonato. Este domingo, a partir das 17h00 (FC Porto TV e Porto Canal), joga-se o Vitória de Setúbal-FC Porto, relativo à oitava jornada do Andebol1.

FICHA DE JOGO

HC VARDAR-FC PORTO, 25-25
Liga dos Campeões, Grupo A, 5.ª jornada
22 de outubro de 2020
Sport Center Jane Sandanski, Skopje

Árbitros: Dalibor Jurinovic e Marko Mrvica (Croácia)

HC VARDAR: Borko Ristovski (4), Robin Cantegrel e Marko Kizic (g.r.); Marko Vujin (6), Ivan Cupic (7), Timur Dibirov (3), Stojanche Stoilov (2), Goce Georgievski, Gleb Kalarash, Patryk Walczak, Filip Taleski (1), Ante Gadza (1), Lovro Jotic (1), Dimitar Dimitrovski, Josip Vekic e Marko Mishevski
Treinador: Stevce Alusovsk

FC PORTO: Alfredo Quintana e Nikola Mitrevski (g.r.); Victor Iturriza (7), Manuel Spath, Miguel Martins (1), Djibril M’Bengue, Daymaro Salina, Ivan Sliskovic, Leonel Fernandes (1), Diogo Branquinho (1), Diogo Silva, António Areia (5), André Gomes (3), Miguel Alves, Martim Costa (2) e Fábio Magalhães (5)
Treinador: Magnus Andersson

Ao intervalo: 13-12

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.