FCP logo

Um dos primeiros dois atletas de eSports do FC Porto

Rafael Monteiro ou RafaMonteiro, como é conhecido no mundo dos eSports, é um dos primeiros atletas de sempre do FC Porto na modalidade. Integra a equipa eFCPorto SoccerSoul, que compete na modalidade FIFA e vê nesta aposta o realizar de um sonho.

Natural de Marco de Canaveses, o jovem de 22 anos começou a jogar competitivamente há cerca de dois anos, mas teve uma ascensão meteórica, que não lhe trava a ambição: quer chegar ao topo rapidamente e será já de Dragão ao peito que ambiciona consegui-lo.

Como surgiram os eSports na tua vida?

Sou atleta de eSports há cerca de dois anos. Comecei a jogar competitivamente no final do FIFA 19, portanto está quase a fazer dois anos. Desde pequeno que jogava videojogos e quando comecei a ver competições internacionais de FIFA, comecei também a ganhar interesse, a tentar perceber como se poderia chegar lá e quando percebi que também havia competição em Portugal comecei a tentar qualificar-me para ela. Consegui a meio do FIFA 19. A partir daí apaixonei-me e continuei a competir.

Consegues explicar a quem está menos familiarizado com o meio, como funciona esse processo de entrar de uma forma competitiva no universo do eSports?

Comigo funcionou de forma simples. Fiquei a conhecer uma plataforma que existe em Portugal que é a FPF eSports que organizava torneios para a comunidade portuguesa. O primeiro torneio em que participei, a título individual, foi a Taça de Portugal da FPF. Os oito melhores iam ao Estádio do Jamor para uma competição presencial. Primeiro havia uma fase de qualificação online onde me inscrevi. Comecei a jogar e a passar várias fases e acabei por chegar aos oito melhores. Foi um bocado surpreendente, confesso. Nem eu nem os meus pais estavam preparados para nos deslocarmos para Lisboa. A partir daí comecei a participar regularmente e estar regularmente entre os melhores portugueses.

Que expectativas tens para este novo projeto com o FC Porto?

No FIFA passado já tinha atingido um bom patamar, cheguei aos quatro melhores de Portugal. O meu objetivo individual para este ano era ir ainda mais longe e atingir o topo: ser o melhor de Portugal. Aliando este facto ao de, agora, representar o FC Porto, que é uma instituição vencedora, só vem reforçar mais a minha vontade de ganhar e ser melhor.

Vais ser um dos dois primeiros atletas de eSports da história do FC Porto. Qual o sentimento para ti?

É um sentimento incrível, até porque sou adepto do FC Porto desde sempre. Desde pequeno que acompanho o FC Porto, costumava ir ao Estádio com o meu pai quando era mais novo e mesmo agora continuava a ir regularmente. É um sonho tornado realidade. Se me perguntassem quando era mais novo se queria representar o FC Porto, claro que queria. Mas sempre pensei que seria no futebol, porque jogava e ainda jogo futebol. Sempre foi o meu sonho jogar no Estádio do Dragão. Mas é um sentimento igualmente incrível representar o clube do meu coração nesta modalidade nova.

Além do FIFA, costumas jogar outros jogos?

Competitivamente, não. Com amigos, na brincadeira, gosto também de jogar Counter-Strike.

Que mensagem queres deixar aos adeptos do FC Porto?

Quero que saibam que vou dar tudo pelo clube. Vou entrar em cada competição para honrar o símbolo e trazer a vitória para eles. Podem esperar o melhor de mim, porque vou dar sempre tudo pelo clube que eu sempre amei. Espero que estejam sempre do meu lado, também.

Currículo FIFA do Rafa Monteiro

FIFA 19
Top 100
Top 8 Taça de Portugal FPF 2019
Top 8 Grande Final FPF 2019
Vencedor Accenture Cup Braga 2019

 

FIFA 20
Verificado e top 100
Top 4 eAllianz Cup 2020
Top 4 Masters Challenge FPF 2020
Top 4 Grande Final FPF 2020
2x vencedor Liga Gutlink 2020
Vencedor BPI University Challenge 2020

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.