FCP logo

FC Porto B perdeu em casa com a Académica por 1-2 na 11.ª jornada da Liga Portugal 2

De volta a casa um mês depois, a formação B do FC Porto perdeu (1-2) frente à Académica e não deu sequência ao excelente resultado obtido, sete dias antes, diante de outro conjunto que ocupa os lugares cimeiros da tabela classificativa. Numa tarde fria e chuvosa de domingo, os comandados de Rui Barros até começaram bem frente a um emblema que ocupa o terceiro posto e que apresenta sérias aspirações à subida de divisão, no entanto, a maturidade e experiência do emblema de Coimbra mostrou-se decisiva e no final dos noventa minutos.

Com Mor Ndiaye e Igor Cássio nos lugares que haviam sido ocupados por Gonçalo Borges e Johan Gomez no último domingo, em Arouca, o jogo começou com o capitão dos estudantes, Traquina, a entregar uma capa a Rui Barros em homenagem a Reinaldo Teles, histórico dirigente portista falecido na passada semana. Os jovens Dragões entraram atrevidos diante da melhor defesa da Liga Portugal 2, com Francisco Conceição, à passagem do décimo minuto, a obrigar Mika a defender para canto. Em cima do quarto de hora, e após falta de Mor Nidaye à entrada da área da casa, Fábio Vianna cobrou de forma exímia um livre direto com o pé esquerdo e adiantou a Académica no marcador. Logo de seguida, e na sequência de nova iniciativa de Francisco Conceição sobre a direita, Tiago Matos recebeu a bola no coração da área, mas rematou contra a coxa de Fabiano. O inconformado canhoto de 17 anos voltou a chamar Mike ao jogo pouco depois, num remate forte e rasteiro desde fora da área que o guardião da briosa encaixou. À meia hora, um mau alívio de Rodrigo Conceição no setor recuado deixou Bouldini na cara de Ricardo Silva. Frente a frente com o guarda-redes portista, o terceiro melhor marcador do campeonato não vacilou e assinou o sétimo golo na presente edição da prova. Ao intervalo, os azuis e brancos somavam mais ataques e mais remates do que o adversário, mas o resultado de 0-2 era claramente favorável aos forasteiros.

No regresso das cabines, Rafael Pereira rendeu Mor Ndiaye, alteração que deixou Tiago Matos como único elemento entre a defesa e a dupla de médios mais criativos. Aos cinco minutos da etapa complementar, Ricardo Silva salvou o terceiro no limite da linha de golo e manteve as esperanças vivas para o conjunto da casa. Aos 55’, o lateral esquerdo Diogo Bessa cruzou com conta, peso e medida para Danny Loader, o maior artilheiro do FC Porto B, reduzir a desvantagem para a distância mínima numa bela finalização ao primeiro toque. Com a equipa de novo melhor no jogo, graças a uma melhoria na percentagem de posse de bola, Rui Barros retirou Rodrigo Valente e lançou Kelvin Boateng para junto de Igor Cássio no eixo do ataque, recuando o autor do golo portista até ao corredor esquerdo e subindo Tiago Matos para o lado de Rafael Pereira. Com 38-19 e 13-8 a seu favor no capítulo dos ataques e remates, respetivamente, a equipa B azul e branca voltou a mexer. Já dentro da última dezena de minutos da etapa complementar, Carlos Gabriel rendeu Igor Cássio, alteração que fez com que Loader voltasse a integrar a dupla de ataque e que deu seguimento ao caudal ofensivo dos visitados. Ainda assim, e apesar das sucessivas oportunidades, os disparos à baliza teimavam em morrer todos nas luvas de Mika. 

“Foram duas partes diferentes. Na primeira parte acho que não jogámos bem, a Académica esteve melhor. Na segunda parte, com alguns retoques e algumas mudanças, fomos uma equipa bem superior e o empate era o resultado mais justo, apesar de a Académica ter tido um ou outro lance em que podia ter feito golo. Por aquilo que fizemos, acho que merecíamos o empate. A diferença foi que eles fizeram dois golos, foram mais eficazes. Nós também tivemos vários lances em que podíamos ter marcado, mas depois da nossa vitória em Arouca tínhamos de fazer uma primeira parte mais forte e os dois golos de desvantagem foram uma desilusão. Quando é assim com equipas experientes e que querem subir, como a Académica, mesmo com o nosso esforço era difícil chegar ao empate. Na segunda parte fomos uma equipa que teve bola, que tirou cruzamentos, que ganhou os duelos, o que faltou na primeira parte”, afirmou Rui Barros após o apito final.

Com este resultado, os bês portistas continuam com dez pontos e mantêm-se na segunda metade da tabela classificativa, enquanto que a Académica ascende à vice-liderança da Liga Portugal 2. Na próxima jornada – que tem lugar apenas no dia 21 de dezembro, uma segunda-feira – o FC Porto B desloca-se à linha para defrontar o líder Estoril. O pontapé de saída no Estádio António Coimbra da Mota está agendado para as 17 horas, com transmissão em direto na Sport TV. 

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-ACADÉMICA, 1-2

Liga Portugal 2, 11.ª jornada
6 de dezembro de 2020
Estádio de Pedroso

Árbitro: Iancu Vasilica
Assistentes: Álvaro Mesquita e Nuno Eiras
Quarto árbitro: Rui Silva

FC PORTO B: Ricardo Silva; Rodrigo Conceição, João Marcelo, Gonçalo Brandão (cap.), Diogo Bessa, Tiago Matos, Mor Ndiaye, Rodrigo Valente, Francisco Conceição, Danny Loader e Igor Cássio
Substituições: Mor Ndiaye por Rafael Pereira (45m), Rodrigo Valente por Kelvin Boateng (71m), Igor Cássio por Carlos Gabriel (82m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Pedro Justiniano, Rodrigo Pinheiro, Diogo Ressurreição, Ebuka e Angel Torres 
Treinador: Rui Barros

ACADÉMICA: Mika; Fabiano, Silvério Silva, Rafael Vieira, Fábio Vianna, Ricardo Dias, Fabinho, João Mário, Mimito, Mohammed Bouldini e Traquina (cap.)
Substituições: João Mário por Sanca (76m), Fabinho por Guima (83m) e Rafael Furtado por Mohammed Bouldini (90+3m)
Não utilizados: Daniel Azevedo, Pedro Pinto, Dani, Diogo Pereira, Zouridine e Chaby
Treinador: Rui Borges

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Fábio Vianna (16m), Mohammed Bouldini (31m) e Danny Loader (55m)
Disciplina: cartão amarelo a Mor Ndiaye (15m), Ricardo Dias (29m), Silvério Silva (65m), Gonçalo Brandão (83m), Fabiano (89m) e Danny Loader (90+4m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.