FCP logo

Sérgio Conceição fez a antevisão da deslocação ao terreno do SC Braga, referente à 18.ª jornada do campeonato (domingo, 20h45)

O próximo compromisso do FC Porto marca o primeiro de dois jogos consecutivos em casa do SC Braga. Na antevisão do encontro deste domingo (20h45, Sport TV), referente à 18.ª jornada da Liga, Sérgio Conceição falou do “desafio” de ganhar o jogo e garantiu que os minhotos vão “encontrar um FC Porto forte” a dar uma resposta à altura do clube.

Jogo com o SC Braga
"O desafio é ganhar o jogo. Vale três pontos como o anterior e o que há de vir com o Boavista. A importância que damos a este jogo é a mesma que damos aos outros. Temos noção da boa classificação do SC Braga, da proximidade que têm connosco e dos pontos de diferença para o primeiro classificado. Dentro disso, obviamente que é um jogo importante. Um jogo em que temos a consciência de que vamos encontrar um SC Braga forte e o SC Braga vai encontrar um FC Porto forte. Com certeza que daremos uma resposta à altura do nosso clube."

Arbitragem do Belenenses SAD – FC Porto
"Não precisamos dessas situações para jogar a um nível alto, muito menos destas situações negativas. A equipa é sempre competitiva, independentemente das situações. Não necessitamos disso para jogar e para ganhar jogos. Claramente que estamos atentos ao que vai acontecendo, aquilo que são os nossos jogos. Sentimos exatamente essa revolta várias vezes por situações completamente claras para toda a gente, menos para quem toma decisões nesse sentido. Depois podemos meter aqui uma ou outra acha para a fogueira, não incendiando como fui acusado pela APAF. A APAF devia preocupar-se em defender os árbitros, sem dúvida nenhuma, e, principalmente, perceber o contexto e o ambiente em que esses árbitros estão inseridos. A nomeação do Fábio Veríssimo tendo sido uma semana extremamente uma semana polémica e difícil, com uma pressão enorme sobre este árbitro, vá apitar um rival do sporting, com isso é que a APAF se devia preocupar. Além de declarações que possam haver de treinadores que se sentem injustiçados e que têm receio da integridade física do jogador, que só é defendida com cartões amarelos e vermelhos. E depois vimos com hipocrisias e grandes comunicados. Isso para mim não contam. Eles defendem a sua dama e eu os meus jogadores."

Importância do jogo para as contas do título
"Tem o peso de jogarem dois candidatos ao titulo e são três pontos que se ganham. Vamos iniciar aqui a segunda volta, há muitos pontos em disputa e tenho a certeza de que se ganharmos os jogos todos somos campeões. A certeza não, a convicção. Porque, neste momento, não dependemos só de nós. Temos de começar por este jogo difícil em Braga. Temos toda a segunda volta para melhorar algumas coisas e recuperar esses pontos que perdemos na primeira volta. É uma maratona e o importante é o final. Em maio fazem-se as contas e logo se vê quem acaba o campeonato em primeiro. Nós somos os campeões nacionais, não nos amedrontamos com qualquer tipo de ambiente que vamos encontrar, nem com os ambientes difíceis que se vão passar dentro e fora do campo. Também se joga fora do campo e o grande problema é esse. Quando os grandes protagonistas não são os jogadores e passam a ser outras pessoas envolventes ao espetáculo não é bom. Mas nos estamos atentos, somos fortes e já provámos noutros anos, com grande dificuldade, que conseguimos ultrapassar, somos resilientes, perseverantes naquilo que é a nossa forma de estar e vamos continuar desta forma. Vamos dar muita luta até ao final."

Forma do Sporting
"Olhamos para a classificação e para o rival que está à nossa frente, por enquanto não vou analisar o Sporting porque vamos jogar com eles só daqui a três semanas. Nessa altura falarei daquilo que é o Sporting. Agora não vale a pena, se não tinham de falar durante estes três anos no FC Porto que ia sempre em primeiro. Contem as jornadas que não esteve em primeiro nestes últimos três anos, connosco à frente da outra equipa. É o que é, são seis pontos de diferença. Temos a consciência de que estamos a seis pontos do rival, temos de correr atrás desse prejuízo."

João Mário e Otávio
"O João Mário fez hoje o primeiro treino e o Otávio em principio estará fora do jogo."

Mudanças no onze do último jogo
"Nós achamos que todos os jogadores são importantes. Dependendo da estratégia definida para cada jogo, escolho o melhor onze. Ninguém mete onze jogadores para empatar ou para perder o jogo. Tenho confiança no grupo todo, até porque acho que estiveram bem os jogadores que não têm tido tantos minutos e que jogaram nesse jogo a titular. Eu tenho de olhar para o estado físico dos jogadores e escolher os onze que acho que são melhores para iniciar o jogo. Até porque, às vezes, há a estratégia de deixar um ou outro jogador no banco para me dar durante o jogo alguma coisa que eu penso que posso precisar. Isso faz parte, tenho de olhar para tudo e antecipar cenários. Fazemos praticamente cinco jogos de três em três dias, que é uma coisa incrível. Estamos a falar jogos como uma meia-final da Taça de Portugal. onde temos o objetivo de chegar à final. e uns oitavos da Liga dos Campeões. É um orgulho enorme termos um representante português nos oitavos desta prova mais importante de clubes do mundo. Há esse calendário apertado e temos de o jogar."

Estado de saúde de Nanu
"Falei com ele ontem e hoje. Está meio combalido ainda, e também com algumas dificuldades no ombro. Foi um choque violentíssimo, está a recuperar, leva o seu tempo. Terá de descansar e de recuperar todas as faculdades que são importantes para se jogar futebol."

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.