FCP logo

Desde o início da época, mais de 40% dos alunos acompanhados já atingiram o objetivo de melhoria do seu Índice de Massa Corporal

O acompanhamento integral e rigoroso dos alunos é um dos pilares diferenciadores do Projeto Dragon Force, que aposta em diferentes áreas complementares ao Futebol, entre as quais a Nutrição. Esta, por sua vez, é representada por uma equipa que acredita que cada criança se encontra a um curto passo de se tornar um adulto (e atleta) saudável, sendo a sua missão potenciar esse curto passo, formando, informando e garantindo a educação alimentar para todos, orientada para cada uma das diferentes etapas do crescimento. Para Maria Roriz, coordenadora da equipa de Nutrição do Projeto Dragon Force, “a infância e a adolescência constituem os períodos mais importantes do ciclo de vida e são absolutamente modeladores do estado de saúde em idade adulta. Escolhas alimentares acertadas, que cumpram as necessidades nutricionais, assim como a prática assídua de exercício físico, são condições necessárias para um crescimento e desenvolvimento saudáveis”. 

Segundo a Nutricionista, “os pais estão cada vez mais conscientes de que as consultas de Nutrição não são apenas para melhorar a composição corporal dos jovens, mas sobretudo para partilhar estratégias que consigam dar resposta às necessidades nutricionais nesta faixa etária, ajustadas para a prática desportiva, seja ela mais ou menos intensa. Nem todas as crianças precisam de diminuir ou aumentar de peso, mas todas as crianças precisam de crescer e de ser a sua melhor versão possível em idade adulta.”

Desde 2017, foram mais de 25000 as avaliações antropométricas de diagnóstico e monitorização do estado nutricional realizadas no Projeto Dragon Force. De acordo com Maria Roriz, os dados antropométricos recolhidos, como o peso, altura, perímetro da cintura, entre outros, são indicadores fundamentais para avaliar o estado nutricional dos alunos e interpretar a sua posterior evolução.

“Monitorizar é um dos fatores preponderantes para o sucesso da intervenção. Monitorizar a evolução antropométrica ao longo da época desportiva, mas sobretudo monitorizar, através do acompanhamento em consulta, a adesão e a motivação em relação ao aconselhamento ou plano alimentar previamente realizado. E fazê-lo todos os meses, se necessário”. Esta é a estratégia que a coordenadora aponta como fundamental para manter ou superar os resultados da época 2018-19, em que 69% dos alunos acompanhados melhoraram o seu estado nutricional. 

Um acompanhamento assíduo e com qualidade é um dos pontos basilares da intervenção da equipa, que nos últimos 3 anos realizou cerca de 7630 consultas de Nutrição.
Na passada época desportiva, o desporto em geral enfrentou o maior desafio de todos: o confinamento dos jovens. “Não podemos esquecer a enorme dificuldade de motivar as crianças e adolescentes para não estarem constantemente a ir à despensa e manterem os excelentes resultados que estavam a conseguir até início de Março, mas a nossa missão foi sempre tentar chegar a todos os alunos” recorda Maria Roriz, assegurando que a Dragon Force realizou mais 800 consultas do que na época anterior. Adicionalmente, adaptou as ferramentas de educação alimentar, passando a assumir uma dinâmica exclusivamente online. Mas nem a barreira do ecrã impediu a equipa, que conta, desde 2017, com mais de 590 atividades lúdicas, materiais informativos e outras ferramentas desenvolvidas, de continuar a interagir e educar os alunos Dragon Force e as suas famílias.
Uma época muito difícil que, apesar de todas as limitações e marcada por um longo período de confinamento, permitiu a 62% dos alunos acompanhados melhorarem significativamente o seu estado nutricional, com resultados mais positivos nos que se mantiveram fisicamente ativos.

Desde o início da presente época desportiva até ao momento, cerca de 41% dos alunos acompanhados já atingiram o objetivo de melhoria do seu Índice de Massa Corporal. À semelhança do ano anterior, os próximos tempos serão certamente desafiantes para os jovens, mas a equipa de Nutrição, em cooperação e plena sintonia com a coordenação técnica, ajudará os alunos Dragon Force a manterem a aliança crucial entre o exercício e a alimentação. Esta relação é de facto imprescindível para um desenvolvimento pubertário adequado, com benefícios cumulativos a curto e longo prazos, do ponto de vista osteoarticular, cardiovascular, metabólico e cognitivo.
 

Relacionado com

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.