FCP logo

FC Porto e Sporting empataram a dois na ronda 21 do Nacional de hóquei em patins

O primeiro jogo do fim-de-semana no Dragão Arena terminou com uma divisão de pontos. Ao início da tarde deste sábado, na pista dos azuis e brancos, FC Porto e Sporting empataram a dois golos na 21.ª jornada do campeonato de hóquei em patins. A partida, que teve Jorge Nuno Pinto da Costa como espetador atento, começou com uma série de homenagens a Alfredo Quintana. Primeiro, os leões ofereceram uma camisola do Sporting com o nome do falecido gigante luso-cubano aos “irmãos” Victor Iturriza e Daymaro Salina. De seguida, os jogadores de ambos os conjuntos ergueram uma faixa para o “Eterno 1”, antes de se cumprir um minuto de silêncio que muito tocou Gonçalo Alves. Mesmo emocionado, o goleador homenageou o amigo Alfredo com dois golos num jogo em que Xavier Malián tudo fez para honrar o guardião por quem a Nação Porto chora.

Com dez triunfos nos dez encontros anteriores, os detentores do título entraram em pista decididos a vingar a derrota de novembro no pavilhão João Rocha. Logo aos sete minutos, Xavi Barroso dispôs da primeira oportunidade da tarde e esteve perto de inaugurar o marcador do Dragão Arena após jogada estudada. Logo a seguir, Platero é admoestado com a cartolina azul e Gonçalo Alves vê Ângelo Girão negar-lhe o golo três vezes. Ainda em power play, o artilheiro portista disparou à baliza visitante, mas o guardião sportinguista desviou para a trave com os membros inferiores. A meio da etapa inaugural, Gonçalo tornou a colocar Girão à prova a partir da meia distância, contudo o guardião voltou a sair por cima na batalha entre internacionais portugueses. Porém, a cinco minutos do descanso, o 77 portista rematou fortíssimo de longe e Girão foi incapaz de lhe negar o golo outra vez. Depois de fazer o que sabe melhor, Gonçalo Alves beijou a ponta do stick onde tinha escrito o nome do saudoso Alfredo Quintana. Nos derradeiros 64 segundos da etapa inaugural, os Dragões cometeram a décima falta. Na cobrança do livre direto daí resultante, Xavier Malián superiorizou-se ao especialista Ferran Font e manteve a baliza inviolada à ida para o descanso.

No regresso das cabines o jogo manteve-se disputado, com ação em ambos os lados do campo, mas sem que nenhuma tentativa fizesse balançar as redes dos dois conjuntos. Aos dez minutos, o Sporting enviou uma bola ao mesmo ferro que havia negado o golo dos azuis e brancos momentos antes. Enquanto o Sporting se mantinha, há largos minutos, a apenas uma falta de chegar à décima, a equipa de arbitragem assinalou grande penalidade por infração sobre Ferran Font. Só que Malián defendeu o penálti, a recarga de Gonzalo Romero e preservou a folha limpa para os da casa. A décima falta dos leões surgiu imediatamente a seguir, só que nenhum dos árbitros considerou existir qualquer irregularidade. Na sequência desse mesmo lance, o Sporting empata por João Souto. Praticamente na resposta, Gonçalo Alves foi derrubado dentro da área forasteira e voltou a medir forças com Ângelo Girão. Desde a marca de penálti, o goleador não vacilou, desfez um empate de curtíssima duração e repôs a vantagem azul e branca. Pouco depois, após a décima falta dos visitantes, Carlo Di Benedetto desperdiçou um livre direto. O Sporting não perdoou e, na resposta, aproveitou um erro da defensiva portista para fazer o empate no final de dois minutos loucos. O mesmo Di Benedetto viria a cometer a 14.ª falta e o capitão Reinaldo García a 15.ª. Aí, Malián continuou a mostrar por que motivos é considerado um especialista nas bolas paradas e impediu o Sporting de concretizar o livre direto resultante. Poucos segundos depois viria a ser assinalado novo penálti a favor dos lisboetas. O guardião espanhol do FC Porto estava pouco interessado em compactuar com a situação e defendeu tudo, tanto o disparo inicial como a recarga. No contragolpe, e após trabalho de “Nalo”, Xavi Barroso viu o 3-2 ser-lhe negado pelo travessão. 

“Hoje não é um dia para falar de defesas, de ataques, de vitórias ou derrotas. É um dia para felicitar a equipa pelo tremendo esforço que fez na pista, numa semana que nem preciso de dizer como está a ser. Ganhar, perder ou empatar não mudava nada da dor e do drama que estamos a viver, sobretudo os amigos mais próximos e os familiares. É um dia para passar rápido, para cumprimentar os jogadores pelo esforço físico e mental. Hoje gostava de ter ganho, mas empatámos. Vamos continuar com esta atitude que demonstrámos”, afirmou Guillem Cabestany após o apito final.

Segue-se uma deslocação a Riba d’Ave para os hoquistas do FC Porto. Na 22.ª jornada, os campeões nacionais defrontam a formação local no Parque das Tílias. Um jogo com apito inicial agendado para as 15h00 do próximo domingo, dia 7 de março, e com transmissão televisiva em A Bola TV.

FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE-SPORTING, 2-2

Campeonato Nacional, 21.ª jornada
27 de fevereiro 2021
Dragão Arena

Árbitros: Pedro Figueiredo e Carlos Correia

FC PORTO FIDELIDADE: Xavier Malián (g.r.), Reinaldo García (cap.), Rafa, Xavier Barroso e Gonçalo Alves
Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Giulio Cocco, Ezequiel Mena, Poka e Carlo Di Benedetto
Treinador: Guillem Cabestany

SPORTING: Ângelo Girão (g.r.), Matías Platero, João Souto, Toni Pérez e Gonzalo Romero
Suplentes: Zé Diogo Macedo (g.r.), Ferran Font, Telmo Pinto, Pedro Gil (cap.) e Alessandro Verona 
Treinador: Paulo Freitas

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Gonçalo Alves (20m, 40m g.p.), João Souto (40m), Gonzalo Romero (42m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.