FCP logo

O FC Porto venceu o Sporting (81-78), no Dragão Arena, na 21.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol

O FC Porto venceu um clássico jogado até à última réstia (81-78), no Dragão Arena, em jogo da 21.ª jornada da Liga. Com este triunfo, os Dragões igualam o Sporting na liderança da principal competição nacional, ambos com 38 pontos.

Numa primeira parte em que, no quarto inaugural, o jogo permaneceu sempre equilibrado, com constantes mudanças no marcador, mas que teve o FC Porto como vencedor (18-17) e Larry Gordon como o homem em destaque (11 pontos), o Sporting respondeu de forma assertiva no segundo período, tendo entrado de rompante e estabelecido uma distância de nove pontos, entretanto amenizada pela resposta portista, levando, desta forma, a vantagem de seis pontos para o intervalo (35-41). Nesta metade inicial, Larry Gordon e Jalen Riley, assumiram-se como os melhores marcadores dos Dragões (11 pontos), enquanto James Ellisor liderava a tabela de pontuadores da partida (14 pontos).

Num terceiro quarto em que os portistas entraram a todo o gás e mostraram grande solidez defensiva e assertividade no ataque, os homens de Moncho López conseguiram um parcial inicial de 14-2, que lhes deu uma vantagem de sete pontos para o derradeiro período do jogo (57-50). Nos últimos dez minutos de jogo, os verdes e brancos entraram melhor, com um parcial de 10-0, mas os basquetebolistas do FC Porto, no que foi uma recuperação soberba, igualaram a partida a 24 segundos do fim e deixaram o destino do jogo para ser decidido em prolongamento (71-71).

No tempo extra, os portistas entraram com muita ambição, competência e determinação, que lhes valeram a vitória (81-78), fechada por Larry Gordon, o homem em maior destaque na partida (30 pontos e 11 ressaltos).

“Foi um jogo, como todos os jogados contra o Sporting, muito equilibrado. Costumamos ser muito fortes no terceiro período, normalmente conseguimos fazer resultar algumas coisas, entramos com muito boa mentalidade, hoje não foi exceção. Infelizmente, tivemos alguns turnovers desnecessários que permitiram ao Sporting fugir no marcador, fomos ao prolongamento, apesar de termos a última posse, podíamos ter evitado o prolongamento. No prolongamento, estivemos muito bem, a equipa teve sempre uma boa resposta aos turnovers, defendemos muito melhor, durante todo o jogo tivemos problemas nos ressaltos, mas no prolongamento melhoramos. Creio que tens de ganhar, não chega ter confiança e ambição, há que construir a vitória com elementos mais objetivos, perante um adversário competente. Fomos encontrando elementos objetivos para a vitória, castigaram-nos no ressalto, mas fomos fortes no ressalto ofensivo, tivemos muita versatilidade, o Larry Gordon esteve muito bem a lançar de três e a conseguir outras vantagens. Vencemos com muita dificuldade, qualquer um podia ter ganho, quando juntas as vitórias à motivação e à fé, as coisas correm melhor”, afirmou Moncho López depois da vitória no clássico.

O FC Porto volta a entrar em campo no dia 13 de março (sábado, 15h00, FPB TV), no Pavilhão Dr. Salvador Machado, frente à Oliveirense, em jogo da 22.ª jornada do campeonato.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 81-78

Liga Portuguesa de Basquetebol, 21.ª jornada
7 de março de 2021
Dragão Arena, Porto

Árbitros: Fernando Rocha, Carlos Santos e Sónia Teixeira

FC PORTO: Jalen Riley (19), Brad Tinsley (5), Miguel Queiroz (2), Tanner McGrew (8) e Larry Gordon (30)
Suplentes: João Torrie, Vladyslav Voytso (5), Francisco Amarante, Pedro Pinto, João Soares (2), Ricardo Neves e Eric Anderson Jr (10)
Treinador: Moncho López

SPORTING: Shakir Smith (6), James Ellisor (21), João Fernandes (11), Travante Williams (13) e John Fields (7)
 Suplentes: Francisco Amiel, Jorge Embaló, Diogo Ventura (7), Cláudio Fonseca (2), Diogo Araújo, Pedro Catarino (5) e Micah Downs (6)
Treinador: Luís Magalhães

Ao intervalo: 35-41
Parciais: 18-17, 17-24, 22-9, 14-21, 10-7

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.