FCP logo

Jorge Nuno Pinto da Costa visitou o Hospital de São João para acompanhar os trabalhos do novo Espaço Dragão

Vai nascer o Espaço Dragão no Hospital de São João. Visto ser muito mais do que apenas uma instituição desportiva, o FC Porto associou-se à Unidade Hospitalar de referência nacional para erguer uma área lúdica na nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) sob o lema “Juntos Venceremos”.

No âmbito da construção do espaço, idealizado para começar a acolher crianças a partir do último trimestre de 2021, Jorge Nuno Pinto da Costa deslocou-se às instalações do CHUSJ para acompanhar os trabalhos. O presidente do FC Porto conheceu o local – prometendo voltar antes do término das obras e depois da inauguração, em novembro – e descreveu o momento como “um sonho muito antigo”. “Foi dado como sendo impossível. Mas, como eu costumo dizer, o impossível só demora um pouco mais a resolver-se”, acrescentou o líder máximo dos azuis e brancos, que teceu ainda rasgados elogios ao pessoal médico e à administração do Hospital de São João.

Testemunho sentido
“É um prazer poder estar, juntamente com o FC Porto, ligado a esta obra. Queria dizer umas palavras muito simples, mas muito sentidas. Eu sou uma testemunha real do que é este hospital. Já aqui fui operado por dois ilustres médicos e, durante esse tempo, toda a gente com que contactei foi de uma extrema simpatia e cuidado. O que mais me alegrava era que, nas camas ao lado, onde estavam pessoas incógnitas, elas eram tratadas com a mesma atenção e o mesmo carinho. Desde aí fiquei com uma admiração enorme por todo o pessoal deste hospital. Queria, por isso, deixar o meu testemunho e a minha homenagem a todos, sem exceção, que trabalham neste hospital. E que sentiram bem, no corpo e na alma, o que foi esta terrível pandemia da qual eles foram os grandes vencedores. Infelizmente alguns ficaram pelo caminho, mas a sua memória e o exemplo dos que resistiram é um testemunho vivo da importância que os profissionais de saúde têm para todos nós. No caso especial, para mim de um modo muito particular, de todos aqueles que trabalham no Hospital de São João.”

Um sonho antigo
“É um sonho muito antigo, um sonho de muita gente, que foi dado como sendo impossível. Mas, como eu costumo dizer, o impossível só demora um pouco mais a resolver-se. O entusiasmo de todos os que aqui estiveram e do senhor presidente da Administração do Hospital, o professor Araújo, é de tal forma que contagia todos aqueles que vêm aqui conhecer e contactar com ele. Conte connosco, conte comigo, estaremos sempre disponíveis sem fazer favor algum. Agradecemos a possibilidade que nos dá de cumprirmos uma obrigação enorme de contribuir para que estas crianças, que têm o azar de ter a saúde abalada, possam sentir-se felizes neste espaço. Habituem-se a pensar que juntos venceremos, de certeza que todos juntos – com o pessoal médico e pessoal de saúde que este hospital tem – muitos vão vencer. Isso será uma vitória de todos, mas também será uma vitória sua.”

E um momento especial
“Isto hoje é irreversível, já ninguém duvida, mas houve momentos por questiúnculas entre diversas pessoas em que chegou a parecer que ia estar em perigo. Desde o início que me entusiasmei com esta obra e via com muita amargura o facto de ela estar a ser atrasada. Mas hoje nenhum de nós tem dúvidas e isso para mim é uma grande emoção. A obra não para mais e antes do final do ano vamos tê-la concretizada.”

Regresso prometido para depois da inauguração
“Se for preciso voltarei antes. Estou sempre disponível para esta obra e sempre disponível para acompanhar o entusiasmo dos profissionais, dos médicos e do senhor presidente para com esta obra, que vai ser um encanto e vai melhorar a saúde de quem como criança a perde.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.