FCP logo

Sérgio Conceição projeta a época 2021/22 em exclusivo à edição de julho da revista Dragões

Não é por acaso que a versão digital da edição de julho da Dragões ficou disponível no dia em que o FC Porto inicia oficialmente os trabalhos para 2021/22. Foi precisamente com o foco na época que se avizinha que a revista oficial do FC Porto foi ao encontro de Sérgio Conceição, mesmo sabendo que não é fácil acompanhar o ritmo diário alucinante do nosso treinador, que parte para a quinta temporada no comando técnico do clube do coração, pelo qual renovou contrato até 2024 há pouco menos de um mês.

Antes de falar do futuro, Sérgio Conceição viajou ao passado, mais concretamente até ao verão de 2017, quando se tornou treinador do FC Porto e concedeu a primeira grande entrevista à Dragões. “Vencer é sempre mais difícil, mas essa necessidade faz com que as pessoas que trabalham num clube como o FC Porto sintam diariamente essa exigência. Desde os meus 16 anos que tenho a noção de que essa verdade se encaixa perfeitamente naquilo que eu sou: vencer uma peladinha ou vencer um jogo da fase final da Liga dos Campeões tem de ser algo normal”, começa por dizer Sérgio Conceição, que não se cansa de sublinhar a exigência de trabalhar no FC Porto.

“Tem a ver com a exigência do clube em ganhar títulos. Jogar bonito depende dos olhos de cada um, não tem a ver com aquilo que nós definimos como jogar bonito. Para mim, jogar bonito pode ser chegar à baliza adversária com dois passes e ser muito eficaz em termos defensivos, não permitindo que o adversário chegue muitas vezes à minha baliza. Essa pressão, essa vontade de condicionar o adversário e de chegar rapidamente à baliza adversária, para mim, é jogar bonito. O que acho que nos dá melhores resultados para mim é que é jogar bonito”, explica o treinador portista antes de concluir o raciocínio de forma clara: “Para mim, jogar bonito é ganhar, ponto final”.

Exigência, rigor e paixão são características indissociáveis de Sérgio Conceição, dono de uma ambição ilimitada, a mesma ambição que procura incutir nos jogadores que lidera: “A nossa motivação tem que ser permanente e os jogadores, dentro da mentalidade de cada um deles, têm que atacar o treino e o jogo no limite, porque não sabemos que treino ou jogo poderá ser decisivo para a conquista de títulos. Alguns conseguem interiorizar isso mais facilmente e outros nem tanto, mas estar no FC Porto é exatamente isso, é estar sempre a desafiar os limites, correndo como se não houvesse amanhã”.

A edição número 416 da revista Dragões não se esgota no exclusivo com Sérgio Conceição, na renovação do contrato até 2024 e na “Qualidade fora das marcas” ao longo dos últimos quatro anos. Por falar em marcas, as de Mehdi Taremi na primeira época com a camisola do FC Porto são dignas de registo: o avançado iraniano chegou com “Persa de marcar” e terminou 2020/21 com 23 golos e 12 assistências, participando diretamente em 35 dos 107 golos apontados pelo FC Porto em todas as competições. Pepê, um dos novos companheiros de equipa de Mehdi Taremi e o primeiro reforço anunciado pelo FC Porto para a nova época, falou com alguém que diz muito aos portistas antes de viajar para a Invicta: “O Alex Telles dizia-me para vir logo”. O craque brasileiro ex-Grémio vai vestir os novos equipamentos do FC Porto para 2021/22, fortíssimos em “Tradição, vanguarda e classe”.

A partir daqui, entram em campo as modalidades do FC Porto com a “Dobradinha a dobrar” da equipa de andebol, uma maldição que virou tradição desde que Magnus Andersson é o treinador. No que diz respeito ao basquetebol, as incidências da final dos Playoffs continuam bem vivas na memória de Moncho López, que falou em exclusivo à Dragões para reiterar muito do que disse após o célebre e polémico jogo 5: “Já perdi muitos títulos e todos doem, mas este em concreto nunca vou esquecer. Podemos branquear o que quisermos e há muita intenção disso, mas a realidade é que a arbitragem foi decisiva”. No voleibol, a campeã nacional AJM/FC Porto renovou-se com um treinador e dez reforços para atacar 2021/22, enquanto no ciclismo, José Neves brilhou ao sagrar-se campeão nacional de fundo. Dentro de água, Leonardo Schilling promete ser uma das figuras da equipa de natação do FC Porto nos próximos anos.

A edição número 416 da revista Dragões chegará, brevemente, às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na sua versão digital. É fácil e gratuito.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.