FCP logo

Em época de afirmação no FC Porto, João Mário falou sobre o seu trajeto e traçou os objetivos para o futuro em exclusivo à edição de setembro da revista Dragões

Depois de vários anos a vestir a camisola do FC Porto em todos os escalões de formação, João Mário tem-se afirmado na equipa principal do FC Porto. É a lateral direito, uma posição a que não estava habituado, que tem somado muitos minutos na equipa de Sérgio Conceição, mas confessa à edição de setembro da Dragões que teve de haver uma grande adaptação a uma ideia que não lhe “agradou muito”: “No primeiro momento, confesso que não me agradou muito a ideia [de jogar a lateral], pois sempre joguei mais à frente. Adaptei-me à ideia, comecei a assimilar processos da posição e agora sinto-me muito mais adaptado e com mais rotinas. Estou a gostar.”

Sem nunca esquecer o seu trajeto, o agora lateral lembrou o auge do seu “percurso na formação”: “[A final da UEFA Youth League] Vai ficar marcada para sempre na minha carreira, pois foi claramente o ponto mais alto do meu percurso na formação. Tínhamos uma grande equipa e conseguimos fazer grandes coisas. Foi muito bom.”

Já bem enquadrado com os ideais azuis e brancos, João Mário traçou os objetivos para a temporada: “O nosso principal objetivo é sempre sermos campeões nacionais e esta época não é exceção. Claro que temos outras competições que queremos ganhar e também queremos fazer melhor na Liga dos Campeões, por exemplo.”

O jovem de 21 anos deu ainda destaque à Liga dos Campeões, “uma competição à imagem do FC Porto”: “[A Liga dos Campeões] É a melhor competição de clubes do mundo e é uma competição à imagem do FC Porto. Somos uma equipa de topo e estamos sempre lá por mérito. Sempre fizemos grandes prestações na Liga dos Campeões e isso demonstra a força deste clube.”

Para o outro lado da defesa, o esquerdo, chegou Wendell, proveniente do Bayer Leverkusen. O jogador brasileiro de 28 anos, “manteve o Norte”, apesar de algumas pressões externas ao longo da negociação, e quer dar continuidade à “tradição de grandes laterais esquerdos”, ao suceder a Alex Sandro e a Alex Telles: “Espero poder continuar com esta tradição de grandes laterais esquerdos que têm jogado no FC Porto, como o Alex Sandro e o Alex Telles. Agora também posso fazer a minha história aqui. Espero poder fazer igual ou até melhor do que eles.”

Setembro é mês de início das competições europeias e a edição 418 da revista Dragões aprofunda, com diferentes abordagens, as ligações do FC Porto a cada um dos seus adversários no grupo B da Liga dos Campeões. Apesar de todas as diferenças existentes entre os vários clubes, o leitor ficará a conhecer aquilo que une FC Porto, Atlético de Madrid, Liverpool e AC Milan

Seguindo o trilho da superação e do desafio, a Dragões de setembro conta-lhe também “como Amaro deu a volta à Volta” e venceu, pela segunda vez consecutiva, a Volta a Portugal numa das provas mais equilibradas dos últimos anos e na qual a W52-FC Porto teve de enfrentar desafio após desafio para vencer. Para grandes desafios, precisam-se grandes guerreiros. É assim que se define Pedro Valdés, novo lateral esquerdo do andebol portista, que chegou ao Dragão Arena oriundo do Sporting e que garante: “Luto por tudo e mais alguma coisa”. Recém-chegado, mas não pela primeira vez, à Invicta, está Hugo Santos, avançado de 21 anos do hóquei em patins do clube, que assume estar a viver “o sonho de qualquer miúdo” e afirma perentoriamente: “Jogar no FC Porto é um orgulho”.

Há ainda espaço, na edição deste mês, para apresentar algumas caras novas do mundo azul e branco que pretendem dar grande espetáculo nos seus respetivos palcos. Primeiro, no basquetebol, “há poder de fogo para novas conquistas”, muito devido às contratações de Charlon Kloof, Jonathan Arledge, Daniel Purifoy, Rashard Odomes, Miguel Correia e Mus Barro. Também nos eSports, há quatro caras novas numa “remodelação para fazer mira a títulos”. Com um treinador, José Fernandes, e três atletas – João Peres, Tiago Costa e Tiago Pacheco-, o FC Porto pretende continuar a conquistar no mundo do desporto virtual.

A edição número 418 da revista Dragões chegará, brevemente, às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na sua versão digital. É fácil e gratuito!

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.