FCP logo

Membros da Associação Europeia de Clubes de Hóquei em Patins emitiram um comunicado conjunto

A posição dos membros da Associação Europeia de Clubes de Hóquei em Patins (EHCA) é irredutível: a Liga Europeia só contará com a presença dos doze integrantes da EHCA caso se dispute nos moldes pré-acordados com o organismo regulador dos desportos sobre patins. Num comunicado conjunto, os emblemas garantem ter sido alcançado um acordo entre todos, “por unanimidade”, para “só se respeitar o formato da competição acordado com a World Skate antes da inscrição dos clubes na principal competição europeia”. Caso contrário, e “se se confirmar o formato comunicado pela WSE-RH a 19 de agosto, os 12 clubes da EHCA não vão estar no sorteio previsto para 11 de setembro, renunciando assim o direito de participar na Liga Europeia de 2021/2022”. 

Leia aqui o comunicado na íntegra:
"Os 12 clubes da EHCA mantém-se firmes na decisão de competir se for respeitado o pré-acordo feito com a WS e que serviu de mote para a inscrição das equipas na Liga Europeia 2021/2022.

Os 12 clubes que integram a EHCA acordaram, por unanimidade, competir na Liga Europeia 2021/2022 só se se respeitar o formato de competição acordado com a World Skate antes da inscrição dos clubes da principal competição europeia. No caso da World Skate Europe não respeitar o acordo feito antes, os 12 clubes da EHCA vão pedir para não estar no sorteio previsto para 11 de setembro, renunciando assim o direito de participar na Liga Europeia de 2021/2022.

Depois de uma primeira decisão dos 12 clubes da EHCA de não se inscreverem na Liga Europeia 2021/2022 houve vários contactos com a World Skate (WS). Nas diferentes reuniões levados a cabo entre os representantes da EHCA e da WS, tendo posteriormente participado também a World Skate Europe (WSE) através de um comité de trabalho, deram os seus frutos, tendo havido um pré-acordo que culminou com a inscrição dos 12 clubes na Liga Europeia 2021/22.

O pré-acordo alcançado passava por disputar uma competição com um formato de Liga, de todos contra todos e jogos em casa e fora, em dois grupos de oito equipas, acabando com uma Final-Eight entre os quatro primeiros classificados de cada grupo. Este modelo seguia-se a uma eliminatória onde todas as equipas inscritas, que não tinham conseguido desportivamente a qualificação, deveriam competir e assim chegaríamos ao máximo das 16 equipas.

A vontade de diálogo da EHCA e a predisposição de procurar uma saída satisfatória para todos por parte da WS, personificada na pessoa de Francesco Zangarini e do Comité Internacional WSRH-TC, representado pelo Chairman da WS-RH Sr. Carmelo Paniagua, foi a chave para haver um consenso. Ambas as partes entenderam que o hóquei em patins era o grande ganhador.

Surpreendentemente, a 19 de agosto, a WSE-RH publicou um comunicado oficial onde apontou um formato competitivo em três fases, onde a primeira passa a ter 20 equipas, onde jogariam quatro grupos de cinco equipas, num formato de todos contra todos, mas apenas a um jogo. A EHCA manifesta o desacordo com este formato, que não satisfaz as características da qualidade do espetáculo que todos procuramos.

As 12 equipas da EHCA querem participar num modelo competitivo à altura dos tempos atuais e que corresponda às expectativas de todos os profissionais e adeptos do hóquei em patins.

Apesar de ter sido anunciado um modelo competitivo diferente do acordado, a EHCA continuou confiando em alcançar um acordo entre a World Skate e os clubes. Um acordo que permita trabalhar em conjunto na organização da Liga Europeia, com um modelo de gestão mais profissional, integrando os interesses da World Skate e dos clubes, sempre sob a alçada dos órgãos federativos internacionais.

Com essa vontade, o presidente da EHCA, o Sr. João Nuno Araújo enviou dois e-mails ao presidente da World Skate, Sr. Sabatino Acaru a 21 e 30 de agosto, aos quais não teve resposta, onde pedia uma reunião para explicar a situação e que permitisse tomar medidas oportunamente para solucionar a situação depois da total desobediência da WSE face às reuniões que se foram mantendo entre a WS e a EHCA.

Paralelamente, os 12 clubes da EHCA acordaram por unanimidade competir na Liga Europeia de 2021/2022 unicamente se for respeitado o formato da competição pré-acordado com a World Skate.

Após esta situação e não havendo resposta por parte, neste caso da WS, a EHCA informa que, sendo coerente com as suas convicções sobre o que necessita o nosso desporto e pensando no melhor para o hóquei em patins europeu, os seus 12 clubes só vão competir na Liga Europeia 2021/2022 se for respeitado o formato da competição acordado.

Em consequência e perante a falta de respeito demonstrado pela WSE à WS, se se confirmar o formato comunicado pela WSE-RH a 19 de agosto, os 12 clubes da EHCA não vão estar no sorteio previsto para 11 de setembro, renunciando assim o direito de participar na Liga Europeia de 2021/2022."

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.