FCP logo

Dragões bateram o Ironi Ness Ziona por 79-70

O FC Porto bateu o Ironi Ness Ziona por 79-70 e qualificou-se para a FIBA Europe Cup. Os Dragões atingiram assim o primeiro objetivo de uma temporada que se prevê de mudança no basquetebol portista.

Com cinco estrangeiros de início, o FC Porto sentiu dificuldades nos primeiros dez minutos frente ao Ironi Ness Ziona, tendo apenas convertido seis pontos, saindo em desvantagem face aos 14 pontos marcados pelos israelitas (14-6). O segundo quarto trouxe mostrou um novo FC Porto em campo, com vinte e quatro pontos conquistados e uma vitória por oito pontos que levou o jogo de volta para a estaca zero (30-30). Ao final dos primeiros vinte minutos, Charlon Kloof ia sendo o melhor marcador portista, com 12 pontos convertidos.

A entrada na etapa complementar foi feita ao mesmo ritmo que o segundo período da etapa inaugural e o FC Porto passou mesmo para a frente do placar, tendo Jonathan Arledge estado em destaque ao marcar dois triplos consecutivos e chegado aos 10 pontos na partida (45-53). Os Dragões conseguiram manter a vantagem no derradeiro período graças a um desempenho ofensivo de grande nível e obtiveram a qualificação direta para a FIBA Europe Cup (79-70). No final do encontro, Max Landis foi o melhor marcador azul e branco (18 pontos), a par de Jonathan Arledge (18 pontos), seguidos de Charlon Kloof (15 pontos).

“Estou muito contente porque era um objetivo importante para nós, um objetivo difícil em que sabíamos que não partíamos como favoritos como acontece nas provas nacionais. Nesta prova, depois de ver o sorteio, quase ninguém acreditava que podíamos classificar-nos e estou muito contente pela equipa, pela forma como os atletas foram construindo uma excelente dinâmica de grupo, e também pela equipa técnica e pela direção, estou muito feliz. Tivemos dificuldades diferentes: primeiro, contra o Keravnos, o desconhecimento, porque sabíamos que era uma equipa consolidada na Europa, mas que conseguiu, na pré-época, esconder muita informação. Foi muito difícil conseguir informações, fomos intuindo muito, mas chegámos preparados e fomos aprendendo também dentro do jogo, a equipa esteve muito bem. Contra o Ness Ziona, a maior dificuldade era acreditarmos que podíamos vencer e, aí, não tenho nenhum protagonismo. Depois, as dificuldades técnicas que o jogo tem, porque esta é uma equipa construída para vencer a Europe Cup, não para se apurar. Tivemos que trabalhar muito durante o jogo, o início foi duríssimo, havia que ter muito caráter para reagir àquele primeiro período e depois fizemos 30 minutos de muita qualidade contra uma equipa fortíssima, mas dando resposta a todos os problemas que eles nos apresentaram assim como ao nervosismo e à fadiga. A vitória perante o Burgos não tem valor nenhum porque era pré-época, mas vencemo-los e eles são os bicampeões da Liga dos Campeões. Duas semanas depois, vencemos o campeão da FIBA Europe Cup e ninguém pode apagar isso. Isto primeiro serve para a nossa autoestima, que será importante para o que se segue agora. Sabemos que é muito difícil conseguir o apuramento para a fase de grupos, mas nós quisemos e, quando os atletas querem e estão convictos que podem consegui-lo, as coisas a nível técnico são mais fáceis e eu sinto que este grupo está muito determinado e que este pode ser um ano muito bonito. Temos uma fonte de inspiração muito próxima, e digo isto sem ironia nenhuma, que é a nossa equipa de andebol, eu inspiro-me neles, na equipa, no treinador, na direção. Não podemos copiar o que eles fazem porque são modalidades distintas, mas o facto de eles olharem olhos nos olhos os melhores da Europa também nos vai ajudar muito agora. Queremos também ser como eles, ter essa raça e paixão para que os adeptos estejam orgulhosos. Honestamente, não conheço ao detalhe as equipas do nosso grupo, sei quem são, mas não sei detalhadamente. As equipas de Leste são particularmente difíceis para nós, têm a dificuldade de ser conjuntos com um jogo diferenciado, com jovens nacionais de muito talento, temos de ver o nível dos seus reforços estrangeiros e não sei neste momento quais são os treinadores que vou defrontar. Será um grupo duro para todos, mas haverá um FC Porto muito forte. Se tivesse que descrever este grupo em três palavras seria uma família unida”, afirmou Moncho López, treinador do FC Porto, no final da partida.

O FC Porto vai integrar o Grupo H da FIBA Europe Cup juntamente com Szolnoki Olajbányász (Hungria), o CSM CSU Oradea (Roménia) e o Légia Varsóvia (Polónia).

FICHA DE JOGO

IRONI NESS ZIONA-FC PORTO, 70-79

FIBA Europe Cup, Torneio de Qualificação, final
1 de outubro de 2021
Pärnu Sports Hall, na Estónia

Árbitros: Oskars Lucis (Letónia), Gintaras Vitkauskas (Lituânia) e Wojciech Liszka (Polónia)

IRONI NESS ZIONA: Ike, Nwamu (19), Diante MGarrett (9), Tal Dunne (2), Frank Bartley (20) e Marin Maric (7)
Suplentes: Matthew Thomas Farrell (2), Tomer Levinson, Nimrod Tishman, Golan Gutt (5), Tomer Zalmanson, Eden Paas e Timothy Luiz Soares (6)
Treinador: Lior Lubin

FC PORTO: Charlon Kloof (15), Max Landis (18), Rashard Odomes (7), Jonathan Arledge (18) e Mus Barro (6)
Suplentes: Brad Tinsley, Francisco Amarante, Miguel Correia, Vlad Voytso, Danjel Purifoy (11), João Soares (4) e Miguel Queiroz
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 30-30
Parciais: 14-6, 16-24, 15-23, 25-26

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.