FCP logo

FC Porto e Uninter unem-se para continuarem a formar grandes talentos

Depois de, no ano passado, ter avançado com a FC Porto Football Sciences Institute, o FC Porto celebrou hoje uma parceria com a Uninter para que se continuem a lapidar grandes talentos fora das quatro linhas. 

A Uninter é uma Universidade de Ensino à Distância (EAD) com mais de 300.000 estudantes e já formou mais de 500.000 alunos, sendo os seus cursos homologados pelo Ministério da Educação brasileiro. Presente em mais de 700 cidades no Brasil e com representatividade noutros países, como os Estados Unidos da América, tem mais de 400 licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos à disposição dos estudantes. Para esta união foi importante o envolvimento da Campione, atual parceira da Dragon Force no mercado brasileiro, passando o objetivo desta associação por ajudar a desenvolver as capacidades de milhares de estudantes brasileiros que poderão mais tarde trabalhar nas escolas de futebol Dragon Force que o FC Porto irá abrir no Brasil em parceria com a Campione.  

Jorge Nuno Pinto da Costa mostrou-se muito satisfeito com este acordo e afirmou que esta iniciativa “vai ser muito importante para nos implantarmos mais no Brasil e para podermos, em conjunto, melhorar e proporcionar a aprendizagem a milhares de pessoas”. Quanto ao parceiro, o Presidente foi perentório: “Ligamo-nos à Uninter, que é pioneira nesta matéria, e estamos satisfeitos com o acordo porque gostamos de escolher os melhores em cada momento e a Uninter é a número um”. Mario Thorme, representante da Uninter, explicou que a instituição “é um dos maiores centros universitários do Brasil” e considerou o FC Porto “o parceiro perfeito para levar esse conhecimento europeu para o Brasil”: “Primeiro, escolhemos o FC Porto pela língua, que é idêntica aqui e no Brasil e isso ajuda muito o entendimento do conteúdo por parte dos alunos, mas também escolhemos o FC Porto pelo know-how do clube, é um clube que forma atletas e tem capacidade de gerir as pessoas, não é um clube comprador”. 

Harlei Junior, da Campione, salientou que “esta parceria é muito importante para garantir formação aos profissionais e para que a qualidade que o FC Porto tem aqui em Portugal possa ser replicada no Brasil”, ao passo que Rodrigo Havro Rodrigues, da Opus Múltipla, explicou que “a equipa do FC Porto foi muito rápida, muito disposta e adaptou-se muito bem, por isso tenho a certeza que esta é a primeira de muitas oportunidades para o FC Porto no Brasil”. Por fim, Ricardo Frey-Ramos, diretor executivo da Dragon Force, resumiu esta parceria numa “simbiose perfeita com uma universidade com mais de 300.000 estudantes e faz todo o sentido o FC Porto, como um clube vencedor que é e com todo o conhecimento que tem, aderir a esta parceria para desenvolver talento no Brasil”.

Jorge Nuno Pinto da Costa
“É importante porque a Uninter tem uma grande expansão no Brasil sobre o ensino de vários cursos, de forma a fazê-lo não presencialmente, tem acesso a milhares de pessoas. O Brasil é um país imenso, em progresso constante e, por isso, ligamo-nos à Uninter, que é pioneira nesta matéria, e estamos satisfeitos com o acordo porque gostamos de escolher os melhores em cada momento e a Uninter é a número um. Estamos muito satisfeitos com esta ligação. O FC Porto já tem uma expansão internacional muito grande e esta iniciativa vai ser muito importante para nos implantarmos mais no Brasil e para podermos, em conjunto, melhorar e proporcionar a aprendizagem a milhares de pessoas. Gostamos sempre de estar com os melhores e, neste caso, temos a oportunidade de estar com o melhor parceiro. A nossa estrutura está preparada para esses desafios, tem tido um trabalho excelente e vai continuar a ser cada vez mais importante para o clube esta expansão e o trabalho de todos os que estão neste projeto.”

Mario Thome (Uninter)
“A Uninter é um dos maiores centros universitários do Brasil. Hoje, a Uninter tem cerca de 400.000 alunos em todos os estados do país e já formamos cerca de 500.000 profissionais. A Uninter é forte especialmente na educação à distância, trabalhamos com muita tecnologia e levamos a educação, através dessa mesma tecnologia, a todos os lugares do Brasil, porque o país é muito grande e antes havia muita gente que não conseguia ter acesso à educação e, desta forma, agora conseguem. Com este trabalho que já dura há 25 anos, ajudámos a transformar o país e formámos muitas pessoas que fazem parte do mercado de trabalho no Brasil. É extremamente importante a parceria com o FC Porto. A Uninter tem cerca de 400 cursos no portefólio de pós-graduação, mas sentíamos falta de um curso que auxiliasse o desenvolvimento do futebol brasileiro. O futebol brasileiro tem vindo a profissionalizar-se e a melhorar a sua gestão, mas os clubes na Europa estão muito à frente do Brasil nesses aspetos. Assim, é uma parceria perfeita. Encontramo-nos com o FC Porto e percebemos que seria o parceiro perfeito para levar esse conhecimento europeu para o Brasil e estamos muito contentes com este acordo. Primeiro, escolhemos o FC Porto pela língua, que é idêntica aqui e no Brasil e isso ajuda muito o entendimento do conteúdo por parte dos alunos, mas também escolhemos o FC Porto pelo know-how do clube, é um clube que forma atletas e tem capacidade de gerir as pessoas, não é um clube comprador. Quisemo-nos associar a um projeto europeu que cumprisse os nossos objetivos, escolhemos o FC Porto e, quando começamos a negociar, encontrámos pessoas muito especiais, muito boas e estamos muito felizes, temos a certeza que vai ser um grande sucesso. Levar este conhecimento para o Brasil ajuda os profissionais a melhorarem e, consequentemente, a melhorar o desporto no país e na América do Sul, porque é uma referência no continente.”

Harlei Junior (Campione)
“A parceria com o FC Porto está a correr muito bem. Apesar da pandemia, a marca FC Porto e o conceito Dragon Force já abriram muitas portas no Brasil. Nós já agendamos quatro World Camps para o início de 2022, agendamos duas datas para 2022 para trazermos alunos e treinadores para os Football Tours e para o Coaching Clinic e temos ainda a possibilidade de abrirmos cinco novas escolas Dragon Force ainda em 2022. Esta parceria é muito importante para garantir formação aos profissionais e para que a qualidade que o FC Porto tem aqui em Portugal possa ser replicada no Brasil. Nós somos um parceiro do FC Porto no Brasil e com este conceito do Dragon Force no Brasil quisemos escolher os melhores parceiros. 

Rodrigo Havro Rodrigues (Opus Múltipla)
“Achamos que seria uma ótima ideia reunir duas empresas inovadoras e vencedoras para levarmos para o Brasil algo inédito como é esta parceria entre o FC Porto e a Uninter, uma das maiores instituições de ensino do Brasil. Nós ficamos muito impressionados com a capacidade de adaptação e evolução do FC Porto a todas as oportunidades que lhes levamos no mercado brasileiro. A equipa do FC Porto foi muito rápida, muito disposta e adaptou-se muito bem, por isso tenho a certeza que esta é a primeira de muitas oportunidades para o FC Porto no Brasil. O Brasil despertou grande interesse pela qualidade técnica portuguesa. Temos visto muitos técnicos portugueses a ter sucesso no Brasil e isso levou o mercado, quer de profissionais, quer de amadores, a ver que a técnica, a dedicação e a organização podem ajudar muito àquele talento natural que o brasileiro tem para o futebol. Há uma grande predisposição do mercado brasileiro em receber iniciativas como esta.”

Ricardo Frey-Ramos (Diretor Executivo da Dragon Force)
“Tal como o Presidente disse, o FC Porto tem um grande know-how na gestão, na metodologia de treino, no Scouting e nas ciências que acompanham e complementam o futebol. O principal objetivo desta parceria passa por formar qualificar os estudantes da Uninter, do ensino à distância, que queiram aprender com o FC Porto para depois mais tarde poderem trabalhar nas escolas Dragon Force que vamos abrir em parceria com a Campione. Nós já temos vários projetos definidos para 2022, temos trabalhado de forma sustentada para educar as crianças que nos acompanham nos aspetos técnico, emocional e social. O que queremos é transpor aquilo que fazemos muito bem cá e na Colômbia, atualmente, no Brasil. Isto acaba por ser uma simbiose perfeita com uma universidade com mais de 300.000 estudantes e faz todo o sentido o FC Porto, como um clube vencedor que é e com todo o conhecimento que tem, aderir a esta parceria para desenvolver talento no Brasil.”
 

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.